ExclusivoInspire-se

Fotografias em vídeo: flores em Macro Fotografia 4k

Fotografar flores pequenas de uma distância muito curta pode fazer com que entremos no mundo da abstração e esse é um bom exercício para o fotógrafo que quer produzir imagens onde as relações formais entre cores, linhas e superfícies resultem numa obra de arte.

As técnicas que permitem que uma câmera fotografe um objeto pequeno de uma distância muito próxima englobam o que chamamos de um modo geral de Macro Fotografia e foi assim que resolvi um belo dia fotografar de perto um pequeno vaso de flores desses que compramos no supermercado sem muita esperança de que vá durar muito.

 

Uma das imagens de que mais gosto produzidas dentro dessa série – Ricardo Hage, 2017

 

A desculpa para esse exercício veio do fato de que resolvi limpar os fungos de uma antiga lente Canon EF 38-76 mm f/4.5-5.6. Como a lente é plástica, barata e quase impossível de ser limpa resolvi tirar o bloco frontal da lente (que estava fungada) para transforma-la em uma lente macro dedicada.

Feita a proeza (que vou descrever em breve em outro post) o que fazer? Fotografar o vaso de flores!

 

Vaso de flores que foi alvo do exercício de macro fotografia

 

Publiquei as fotos resultantes como um slideshow em vídeo no meu canal do Youtube. O trabalho é composto por 30 fotografias que foram tratadas de várias maneira no Photoshop para realçar a cor, modificar a nitidez a até mesmo transformar algumas imagens em preto e branco.

 

Imagens em miniatura de todas as fotos da série

 

O vídeo dura apenas 2:48 minutos e conta com uma novidade: a opção pela visualização em 4k.

As imagens tinham muita qualidade e resolvi que valeria a pena editar o vídeo em 4k usando meu computador ao invés de produzir o slideshow na própria interface do Youtube que só conta com resolução HD. Isso criou um problema pois não poderia usar como trilha sonora as músicas que o próprio site oferece e não poderia fazer o upload de uma música da qual não tinha direitos de reprodução.

Como solução tive que perder a vergonha: o que vocês vão ouvir é uma música composta e tocada ao piano por mim chamada Mauritânia. Composta em 2015 a música tem esse nome pois surgiu durante uma “visita virtual” pelo Google Maps ao Deserto do Sahara (de vez em quando saio passeando pelo mundo assim…). Não é lá grande coisa mas você sempre tem a opção de desligar o som inclusive parando o vídeo para apreciar melhor as imagens individuais.

Veja aqui o vídeo intitulado “Macro Abstrações – flores delicadas em um pequeno vaso” e inspire-se para procurar naquilo que é muito pequeno um mundo de oportunidades visuais.

Obs.: para ver o vídeo em 4k clique na “engrenagem” da janela do YouTube, a seguir clique em “qualidade” e coloque o vídeo em “2160p 4k”. Utilize apenas com banda larga e um computador ou smartphone capacitados para esse tipo de visualização.

One thought on “Fotografias em vídeo: flores em Macro Fotografia 4k

Fechado para comentários.