Câmeras

Conheça a nova Panasonic Lumix DC-GH5

A mais nova câmera “topo de linha” da Panasonic está em vias de começar a ser comercializada no mercado internacional então é uma boa hora para dar uma olhada nesse equipamento que tem causado muito “frisson” entre fotógrafos de todo o mundo.

Como suas antecessoras a Panasonic Lumix DC-GH5 é uma câmera mirrorless cujo projeto é mais focado em direção a filmagem de vídeo do que para imagens fixas, fotográficas. Isso não significa que as imagens obtidas em “still”não sejam de altíssima qualidade. Possui um sensor de 20,3 Megapixels do tipo Micro 4/3, o novo processador da Panasonic chamado de Venus Engine, um visor eletrônico de ultra-alta resolução e uma tela LCD totalmente articulada. O corpo robusto é selado contra as intempéries e conta com estabilização de imagem de 5 eixos incorporada ao corpo da câmera. Conta com um sistema de Auto que pode rastrear objetos mesmo na velocidade de disparo de 9 quadros por segundo além de oferecer 225 pontos de foco. A câmera possui os recursos habituais das câmeras Panasonic voltadas também para o mercado de vídeo, incluindo as funções Post Focus e Focus Stacking e gravando tanto em 4K quanto em um novo modo de 6K.

 

Panasonic GH5 com lente do kit

 

O conjunto de recursos do GH5 vai um pouco além dos de sua antecessora, a Panasonic GH4, que a empresa diz que continuará sendo fabricada como uma opção de menor custo para usuários que não precisam de toda a capacidade que o novo lançamento traz.

  • Sensor de 20MP do tipo Four Thirds (sem OLPF)
  • Estabilização de imagem incorporada de 5 eixos com suporte a ‘Dual IS 2’ (estabilização no corpo da câmera e na lente)
  • Filmagem em 4K usando toda a área do sensor, sem “crop”
  • Captura de vídeo 4K/30p em 10-bit no formato 4:2:2 processada internamente
  • Captura de vídeo 4K/59.94p e 50p em 10-bit no formato 4:2:2 ou 8-bit a 4:2:0 processada internamente
  • Vídeo 1080 em até 180p, possibilitando slow-motion de 7.5x
  • Captura em até 9 quadros por segundo com autofoco contínuo
  • DFD autofocus avançado
  • Encaixe duplo para cartões do tipo UHS II
  • Joystick par ajustede autofoco
  • Wi-Fi 802.11ac, NFC e Bluetooth
  • Modo de foco pré configurado
  • Monitoramento de Waveform e vectorscope
  • Upgrade pago para utilizar o sistema de captura de vídeo V-LogL com display baseados em LUT

Como se vê essa é uma câmera realmente voltada para fotógrafos que filmam ou videomakers que fotografam. Um detalhe interessante da linha é que a Panasonic GH5 usa um novo sensor de 20 Mpx projetado para superar em qualidade sensores de formatos maiores como o APS-C usado nas linhas da Nikon e Canon. Essa pode ser uma questão mais de gosto pessoal do que de característica técnica então é melhor conferir o resultado das imagens antes.

 

Empunhadura da Panasonic GH5

 

Outra função que deve fazer sucesso é o uso de estabilização de imagem dupla tanto no corpo quanto nas lentes. Isso significa que além de ser possível contar com estabilização de imagem ao utilizar lentes antigas com adaptador é possível também duplicar o efeito dessa estabilização quando forem usadas lentes modernas da Panasonic que incorporam esse mesmo mecanismo, aumentando ainda mais a eficiência do sistema. Imagens tremidas nunca mais…

O produto deverá estar à venda no final de Março e custará por volta de $2.000,00 dólares.

No Brasil a Panasonic já não distribui diretamente seus produtos fotográficos mas as vezes eles podem ser encontrados em alguns fornecedores que trazem câmeras mas não necessariamente disponibilizam assistência técnica. Se você tem interesse em vídeo e fotografia de qualidade num mesmo equipamento vale a pena conhecer essa nova câmera.

Para ter uma idéia da capacidade de filmagem da GH5 veja este vídeo do Canal The Camera Store onde a câmera é usada para recriar uma cena do filme “Goodfellas”.

 

Obs.: a tradução automática está completamente errática. Tente ver a imagem em 4k caso tenha uma boa conexão com a internet.