Tutoriais

Fotografando com a luz natural por trás de alguém

Todo mundo que já fotografou alguma vez na vida se deparou com o problema de fotografar uma pessoa com a luz de uma janela por trás. Fontes de luz muito fortes colocadas na parte posterior de uma cena acabam fazendo com que os detalhes de uma pessoa desapareçam na sombra criada pelo contraste. O que podemos fazer?

A fotógrafa canadense Irene Rudnyk acaba de postar um vídeo curto (5:25min) sobre como capturar uma sessão de fotos com uma modelo utilizando a iluminação de uma janela por trás para criar efeitos muito bons. Apesar de utilizar uma câmera Full Frame que permite que as sombras de uma imagem sejam facilmente recuperadas no Photoshop, Irene Rudnyk utiliza como auxílio apenas um simples rebatedor de luz metalizado.

Detalhe do vídeo com a fotógrafa dirigindo a modelo

 

O vídeo é interessante por mostrar como é possível conseguir imagens profissionais mesmo com pouco equipamento e produção, no entanto a fotógrafa não mostra como é o processo de pós produção da imagem feita em computador que todo profissional utiliza hoje em dia.

 

Detalhe do vídeo onde uma fotografia finalizada é exibida com dados da câmera

 

Muito do que é feito no vídeo se aplica mesmo a quem vai fotografar com smartphones então que tal tentar fazer um rebatedor caseiro em casa com papel alumínio e ver o que dá para conseguir?

 

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.