Inspire-se

Francês fabrica sua própria lente fotográfica em 3D Printing

A Impressão 3D ou 3D Printing é um processo usado para sintetizar um objeto tridimensional a partir de camadas plásticas. Pois bem, e não é que um fotógrafo resolveu usar esse sistema para “imprimir” uma lente fotográfica? Mathieu Stern é o que podemos chamar de fotógrafo experimental e num de seus projetos desenvolveu uma lente adaptada para câmeras Sony Full Frame.

Foto do Monte St. Michel obtida com a lente impressa em 3D

 

Segundo Stern ele sempre sonhou em criar as próprias lentes. Vejamos como ele mesmo conta o processo de desenvolvimento da lente:

“Como eu nunca aprendi realmente a fazer modelos em 3D no computador eu comecei fazendo um primeiro protótipo em cartão usando uma lente antiga de 1890 que eu tinha guardada em uma caixa. O protótipo ficou feio e difícil de usar mas eu consegui focalizar e fazer medições suficientes para construir um projeto em 2D. Depois de receber várias negativas de muitas empresas de 3D Printing francesas (eu não tinha dinheiro para pagar nada e foi difícil motivar alguém a ajudar) vi alguma esperança quando encontrei Arnault Coulet, CEO da agencia francesa de 3D Printing chamada FABULOUS. Sua equipe projetou o protótipo 3D e imprimiu a lente. Por sorte ele viu todo o louco potencial e diversão que nós poderíamos criar com esse projeto. Trabalhei com eles para projetar uma lente que pudesse ser montada diretamente em minha câmera e quando recebi o produto final eu vi que ela funcionava. O que eu tinha em minhas mãos era uma lente monocular (com apenas uma lente na frente) e em minhas estimativas (calculadas) ela deveria ser uma 135mm com abertura de f1.8. Como eu tinha que fazer um teste real montei a lente em minha câmera mirrorless Full Frame (uma Sony). Então saí para fotografar um dos lugares mais incríveis na França, o Monte St. Michel, uma das maravilhas do mundo.”

Retrato obtido com a lente impressa em 3D

 

O resultado de seu trabalho pode ser visto em seu site e também no video publicado em seu canal no YouTube. Vale a penas conhecer seu trabalho bem como outros projetos muito interessantes desenvolvidos por esse “Fotógrafo Experimental” Francês.

 

One thought on “Francês fabrica sua própria lente fotográfica em 3D Printing

Fechado para comentários.