Notícias

Google usa animação fotográfica para mostrar a Terra mudando

Muitas vezes esquecemos que uma grande parte da funcionalidade dos satélites espaciais vem da utilização de câmeras fotográficas de alta resolução e o Google está aproveitando essas imagens de uma maneira especial com um mecanismo recém atualizado.

O Earth Timelapse é uma ferramenta do Google que apresenta petabytes de fotografias de satélite numa animação com zoom. Com o Timelapse podemos ver as mudanças ocorridas no planeta ao longo de 32 anos.

A animação é feita a partir de 33 mosaicos fotográficos anuais sem nuvens, um para cada ano de 1984 a 2016. As imagens são apresentadas de forma interativa e explorável. Podemos por exemplo ver como aconteceu o derretimento das geleiras na Antártida ou o crescimento de cidades na China.

O processo utiliza a biblioteca Time Machine da CREATE Lab, grupo de pesquisa mantido pela Universidade Carnegie Mellon. Usando o Earth Engine, o Google combinou mais de 5 milhões de imagens de satélite obtidas nas últimas três décadas por 5 satélites diferentes. A maioria das imagens vêm do Landsat, um programa de observação da Terra USGS / NASA que fotografa a Terra desde a década de 1970. Para o período entre 2015 e 2016, o Google combinou imagens do Landsat 8 com imagens da Sentinel-2A da Comissão Europeia e do programa Copernicus de observação da Terra pertencente a Agência Espacial Europeia.

No caso do Brasil achei interessante ver como a cidade de São Paulo manteve sua área urbana estável apesar do aumento da densidade populacional. O traçado dos Rodo Anéis surgindo ao longo dos anos na malha da cidade também é uma descoberta à parte.

 

 

Para explorar o Timelapse dê play na janela acima ou clique aqui para visitar a página oficial da ferramenta. Passear um pouco pela Terra e pelo tempo nunca foi tão fácil.