Fazendo macrofotografia com seu smartphone
Em dias chuvosos, daqueles em que não queremos sair de casa, é possível fazer algumas brincadeiras com seu smartphone no conforto do seu lar. Uma delas é tentar fotografar objetos do nosso cotidianos bem de perto no que é conhecido como Macrofotografia.
Muitos não sabem mas as câmeras de smartphone são ideais para este tipo de fotografia. Alguns aparelhos apresentam o modo de macro e é possível também instalar apps de câmera com esse recurso nos celulares que não tem essa modalidade de captura de imagem.
Uma outra possibilidade é a do uso de lentes auxiliares acopladas ao smartphone. Existe uma miríade de modelos de lentes fabricados na China que podem ser encontrados na internet e mesmo no mercado informal.
Alguns fabricantes produzem seus próprios acessórios caso da Samsung Lens Cover, capa do Galaxy S7 da própria marca e que vem com duas lentes auxiliares (grande angular e telefoto).
Vamos ver alguns passos para melhor fazer a sua Macrofotografia em casa:
- Conhecer seu smartphone: procure no aplicativo da câmera o modo macro, geralmente sinalizado por um ícone no formato de uma pequena flor estilizada. Faça um teste nesse modo com algum objeto bem próximo apenas para confirmar se o smartphone consegue focalizar com precisão. Caso não consiga vá afastando aos poucos a lente do objeto para ver à que distância a câmera começa a focalizar a imagem direito.
- Procure os detalhes e objetos a serem fotografados: passeie pela sua casa com um novo olhar, percebendo melhor os detalhes no móveis, texturas, pequenos objetos, tecidos, roupas e plantas. Insetos e flores em vasos também são ótimos objetos para a macrofotografia. Pense em conseguir captar na foto aquilo que você nunca tinha percebido antes em seu cotidiano.
- Fotografe com muita luz: Como na macrofotografia aproximamos muito a câmera do objeto a ser fotografado é comum que acabemos jogando nossa própria sombra por cima da cena. Smartphones normalmente não tem muita sensibilidade à luz então o ideal é que você movimente a câmera procurando não jogar sombras sobre o objeto ou então use uma fonte de luz, como um abajour, para iluminar a cena de outro angulo. Em alguns modelos é possível tentar utilizar o flash mas na maioria dos casos a imagem pode ficar superexposta (muito clara).
- Faça muitos testes: só a sua experiência vai demonstrar que tipo de foto é possível tirar com o seu smartphone portanto fotografe bastante e abuse nos casos em que o objeto a ser fotografado seja inanimado. Já com os insetos só mesmo a prática pode garantir que você consiga um resultado aceitável pois alguns se movem muito rápido. Ah, e não se exponha à toa, cuidado com aranhas e pernilongos! use o bom senso.
- Trate a imagem em um aplicativo móvel ou mesmo no Photoshop: hoje em dia mesmo os fotógrafos profissionais não esperam que suas imagens saiam prontas e acabadas direto da câmera para o cliente portanto utilize os recursos que os softwares nos dão. No caso dos smartphones já falamos sobre alguns aplicativos aqui mas é bom recordar que o Instagram tem filtros que melhoram em muito a qualidade de uma foto. Já o Photoshop é mais para os fotógrafos avançados pois é necessário um certo conhecimento do programa para sua utilização. No entanto o uso desse software pode deixar mesmo as imagens mais simples com uma qualidade obtida apenas por câmeras mais sofisticadas.
O termo Macrofotografia é muito amplo. Segundo a Wikipedia “o campo da macrofotografia está delimitado pela captura de imagens em escala natural ou aumentada em até cerca de dez vezes seu tamanho natural (entre 1:1 e 10:1 de ampliação), mas uma definição precisa está cada vez mais difícil, uma vez que as muitas câmeras digitais usam sensores diminutos. Por outro lado, muitas fotos são obtidas à distância, com o uso de teleobjetivas para captura da imagem, e nem por isso a foto capturada deixa de ser uma macrofotografia.”.
Então relaxe a aproveite a distância focal mínima que o seu smartphone possa alcançar para conseguir fotos surpreendentes de coisas que você nem imaginava que estavam por ali tão perto.