Notícias

Como um terremoto quase acabou com o mercado fotográfico

Você sabia que a maioria dos sensores de câmeras digitais é fabricado numa única fábrica da Sony no Japão? E que 40% de todos os sensores de câmera vendidos no mundo são feitos pela empresa?

Pois é, os números atualizados de venda de sensores da Sony são mantidos em segredo mas as câmeras da Nikon e mesmo o iPhone carregam sensores digitais produzidos pelas gigante japonesa.

 

Still do vídeo mostrando a reabertura da fábrica

 

Segundo o site Petapixel.com sabe-se inclusive que a divisão de câmeras da Sony tem acesso aos mais recentes projetos de sensores assim que eles são produzidos, enquanto as outras empresas de câmeras digitais só tem acesso ao mesmo sensor no mínimo um ano depois.

É por isso que o terremoto que atingiu a cidade de Kumamoto, na região de Kyushu no Japão em 16 de abril de 2016, foi desastroso para o mercado de câmeras e smartphones. É nessa cidade que se situa a fabrica de sensores digitais da Sony.



 

A fábrica estava a apenas 20 quilômetros do epicentro do terremoto de 7 graus na escala Richter. Um tremor inicial de magnitude 6.2 ocorreu aproximadamente dois dias antes do sismo maior, o que deu tempo para a fábrica ser evacuada. A fábrica, cuidadosamente construída e controlada com precisão, toda automatizada e contando com as famosas “salas limpas” de pó, sofreu muito. A estrutura do prédio em si até que não sofreu tantos danos assim mas a parte produtiva da fabrica virou uma confusão.

Agora, a Sony tornou público um vídeo mostrando o ocorrido e os primeiros esforços de reconstrução da fábrica.

Segundo site Dpreview.com, que está divulgando as imagens, o “vídeo nos mostrou a extensão dos danos e o esforços de reparo, o que combinado com uma melhor compreensão de como as instalações funcionam nos ajudou a apreciar quão substanciais foram os processos de destruição e reparação”.

Eu confesso que achei o vídeo muito interessante, um rápido documentário de cerca de 8:00 minutos.

Se você tem alguma dúvida sobre como funciona uma fabrica desse tipo ou sobre a capacidade dos Japoneses de sobreviverem a um terremoto vejam “2016 Earthquake at Sony Kumamoto Sensor Factory” e tirem suas próprias conclusões.

Obs.: O video está em japonês com legendas incorporadas em inglês. É possível ativar as legendas automáticas em Português mas elas podem se sobrepor às legendas incorporadas causando uma certa confusão.