Câmeras

Conheça a série L, a linha de lentes de luxo da Canon

A linha profissional de lentes da Canon é famosa por ter uma “linha vermelha” em volta da frente da objetiva. Quando vemos alguém utilizando uma dessas lentes já sabemos que, no mínimo, o equipamento é de primeira. As lentes dessa linha fazem parte da série L de lentes e a letra vem da palavra “Luxury”, termo que descreve muito bem esses objetos de desejo.

 

Linha completa de lentes intercambiáveis da Canon

 

A maioria das lentes da série L compartilha uma série de características comuns e que não são encontradas na linha Canon de lentes mais simples e baratas. As lentes L tendem a ser mais duráveis, incorporando vedações de borracha resistentes à poeira e à água em alguns modelos.

A série L também contêm óptica de melhor qualidade sendo que muitas lentes contém fluorita e elementos ópticos de ultra baixa dispersão esférica. Seus elementos frontais são fixos para facilitar o bom funcionamento de alguns filtros móveis tais como os polarizadores circulares.

As lentes L são muitas vezes do tipo “rápido” , ou seja, lentes com aberturas maiores, entre f1/2 e f2.8 e que permitem maior passagem de luz e melhores efeitos de desfoque. Atualmente quase todas elas vem equipadas com um motor ultra-sônico de foco com baixo nível de ruído e pinos extras de comunicação eletrônica com a câmera.

 

Lentes do tipo Tele com corpo na cor branca da Canon

 

Algumas lentes do tipo Telefoto nessa nessa série são encontradas na cor branca pois a Canon acredita que dessa forma o corpo das lentes esquente menos quando exposta à luz direta do sol. Essa cor possibilitaria que a lente não apresentasse deformações que poderiam diminuir a qualidade de imagem. Esse tipo de lente é muito comum nas coberturas fotográficas de jogos de futebol e esportes ao ar livre.

A Canon Brasil publicou recentemente uma página com a história da Série L. As informações contidas ali são muito interessantes e mostram a tradição de um conceito de equipamentos fotográfico que começa em 1969 com o lançamento da lente FL-F300mm f/5.6 e passa pela transição para a fotografia digital.

 

Lente FL-F300mm f/5.6, primeira lente da Linha L

 

É verdade que uma boa fotografia depende mais do fotógrafo do que do equipamento mas muitos especialistas acreditam que uma lente de alta qualidade faz com que mesmo uma câmera simples possa apresentar resultados especiais, as vezes equiparáveis aos obtidos com câmeras de alto desempenho.

 

Câmera de entrada da linha Canon com Lente L 100-400 zoom montada

Pense nisso da próxima vez que for substituir a sua câmera. Talvez seja melhor apenas comprar uma lente nova e mais sofisticada.

Experimente…