CâmerasNotícias

Sony cria sensor que elimina o Efeito Gelatina

Sabe aquele efeito que faz com que imagens obtidas de objetos em alta velocidade fiquem distorcidas, como se derretessem ou se multiplicassem? Parece que a Sony vai dar um fim nessa questão.

A empresa criou um sensor do tipo BSI CMOS (back-illuminated) que tem um sistema chamado “Global Shutter”. O sensor tem apenas 1.46 Megapixels mas é um grande avanço, pois até agora esse sistema só era possível em sensores pequenos usados em câmeras industriais.

A Sony resolveu o problema em seu novo sensor permitindo que cada pixel da imagem seja capturado exatamente ao mesmo tempo e não por varredura, como nos sensores tradicionais. É isso que basicamente significa o termo “Global Shutter” (Disparador Global, em uma tradução livre).

Imagem teste obtida com o novo sensor de 1.4 megapixels do Sony com Global Shutter

Para quem não está entendendo nada (e eu me coloco nessa categoria, hehehe) fiz um artigo no ano passado falando sobre esse problema causado pelos disparadores tradicionais das câmeras fotográficas. Veja aqui.

Segundo o site Petapixel, apesar de já existirem câmeras com sensores do tipo BSI desde 2015, como as Sony A7R II e a Nikon D850, essas câmeras usam o sistema tradicional de obturador conhecido como “Rolling Shutter” e acabam apresentando distorções em algumas fotografias de objetos em alta velocidade.

Segundo alguns usuários dos foruns de discussão da Dpreview, a única câmera que praticamente eliminou o “efeito Gelatina” atualmente é a nova Sony A9, pois faz a leitura do sensor tradicional em uma velocidade altíssima, o que acaba resolvendo o problema.

O que se comenta é que um sensor tradicional costuma demorar 1/15 segundo para varrer todo o sensor de imagem, possibilitando o efeito gelatina. Em seus novos lançamentos a Fujifilm conseguiu acelerar essa varredura para até 1/30 de segundo, caso das câmeras X-T2 e X-PRO2, mas ainda não resolveu o problema. Já a Sony A9 demora surpreendentes 1/150 de segundo para ler todo o sensor, daí a solução do problema mesmo sem usar a tecnologia “Global Shutter”.

Nova mirrorless Sony Alpha A9

 

Bom, e você com isso? Por incrível que pareça tem gente interessada nessa questão. Eu mesmo resolvi escrever esse artigo depois que um leitor me enviou uma mensagem perguntando sobre o assunto. Se não fosse por isso teria deixado a notícia do novo sensor da Sony de lado.

Se você não costuma fotografar hélices de avião ou passarinhos voando em velocidade supersônica provavelmente nunca vai se deparar com o “Efeito Gelatina”. É verdade que alguns usuários de smartphones se deparam mais com esse problema, mas não é uma coisa tão corriqueira assim, então relaxe.

De qualquer maneira essas novas tecnologias vão te alcançar em breve… É inevitável!