Câmeras

Lumix DC-GX9, uma câmera em estilo Rangefinder

A Panasonic é uma das marcas de câmeras que não encontramos facilmente no mercado brasileiro mas isso não significa que ela está morta. Muito pelo contrário, a fabrica japonesa continua desenvolvendo suas câmeras Mirrorless com sensor Micro Four Thirds e seu último lançamento é a Lumix DC-GX9.



A câmera, com design em estilo Rangefinder, tem como novidades a remoção do filtro “low pass” no sensor de 20 Megapixels, estabilização de imagem de 5 eixos (até 4 stops) embutida no corpo, velocidade máxima de disparo ligeiramente mais rápida que o modelo antecessor, a GX8, além de conectividade por Bluetooth.

Nova Lumix GX9 em corpo prata

O disparador foi redesenhado possibilitando uma redução de 90% no “choque do obturador”, aquele tremor caudado pelo próprio mecanismo de disparo, em comparação com o GX8. Um flash incorporado ao corpo foi adicionado e foram feitos alguns ajustes ao processamento de imagens.

Resumindo, as especificações da GX9 são as seguintes:

  • Sensor M43 com 20,3 Megapixels de resolução, sem filtro Low Pass;
  • Estabilização de imagem do tipo “Dual IS” de 5 eixos embutida no corpo da câmera;
  • Auto Foco por detecção de contraste com “Depth from Defocus”;
  • Visor eletrônico com 2.76 milhões de pontos inclinável;
  • Tela touchscreen de 3″ polegadas com 1.24 milhões de pontos;
  • Disparo rápido de até 6 quadros por segundo com AF contínuo;
  • Captura de vídeo 4K UHD em 30p;
  • Flash incorporado;
  • Mecanismo do obturador com unidade eletromagnética;
  • Novos modos de efeito de cor chamados “L. Monochrome D” e “Grain Effect”;
  • Wi-Fi e Bluetooth.

De certa maneira a Panasonic reposicionou a linha de câmeras GX no mercado, pois a anterior GX8 custava quando foi lançada US$ 1199,00 apenas corpo, o que era um pouco demais para uma câmera desse tipo.



Já a nova Lumix DC-GX9 começará a ser vendida no início de março por um preço de US$ 999,00 em um kit com a lente Panasonic Lumix G 12-60mm F3.5-5.6 OIS, um valor bem mais camarada para o mercado internacional atual.

 

Vista superior da Lumix GX9

 

Eu particularmente prefiro o design da câmeras de padrão M43 da Olympus, mas não posso deixar de notar que as câmeras da Panasonic apresentam muitas vantagens como a estabilização de imagem dupla, que usa o sistema embutido no corpo e em algumas lentes selecionadas, ampliando a capacidade da câmera de evitar tremores na imagem.



É uma pena que nosso país esteja tão fora dos planos de empresas como Panasonic e Olympus, pois suas câmeras poderiam ajudar muito aos fotógrafos nacionais mudarem seus conceitos sobre qualidade e portabilidade.

Veja aqui o vídeo promocional que a Panasonic fez sobre seu novo lançamento. Tem apenas um minuto e explica muito bem e por esquemas as funções de duplo OIS e o aumento de nitidez sem o filtro Low Pass.