Câmeras

A nova Fujifilm X-H1 é perfeita para fotografia e vídeo

Um dos defeitos das câmeras da Fufifilm sempre foi a falta de suporte avançado para gravação de vídeo. Enquanto a concorrência fazia o possível para oferecer até mesmo câmeras mais simples com grande capacidade de vídeo, a Fujifilm continuava centrada na ideia de que suas câmeras eram “câmeras fotográficas”, e ponto final.

O público tanto reclamou que os rumores sobre uma nova câmera mirrorless topo de linha da Fujifilm com recursos avançados de vídeo firam confirmados. A empresa acaba de anunciar a nova câmera X-H1.

A câmera parte dos recursos da atual Fujifilm X-T2, com seu sensor X-Trans de 24 Megapixels, para adicionar estabilização de 5 eixos no próprio corpo da câmera (IBIS), tela touchscreen e capacidade avançada de gravação de vídeo, incluindo 4K.

Dentre as novas capacidades de vídeo existe um modo de filmagem silenciosa, utilizado através do touchscreen e que desativa os botões de controle dedicados da câmera, para que não haja erros.



A captura de vídeo DCI 4K pode ser feita agora em 23.97p e 24p, além do modo UHD em até 29.9p. Pela primeira vez uma câmera da Fujifilm conta com o recursos de gravar as imagens em F-Log, além de contar com um modo de simulação de filme chamado Eterna. A compressão de vídeo permite a captura em até 200 Mbps, o dobro do que a atual X-T2 é capaz.

Exemplo de imagem com a simulação de filme Eterna

 

A maior parte desses recursos só faz sentido para os profissionais voltados para vídeo, mas acaba colocando essa nova câmera no mesmo patamar dos equipamentos Panasonic e Sony.

O formato da nova Fujifilm X-H1 é um pouco maior do que a X-T2 e espelha alguns recursos da GFX 50s, a câmera de médio formato da Fujifilm. Um desses recursos é o LCD para leitura de funções colocado acima e à direita do corpo da câmera. É preciso lembrar que para muitos fotógrafos esse LCD superior é sinônimo de câmeras voltadas para o público profissional, o que eu particularmente acho muito engraçado…

Bastou ter LCD do lado do obturador, é profissional, hehehe!



Voltando ao assunto, a Fujifilm gostou da função que aumenta o tempo de gravação de vídeo adicionando uma empunhadura (grip) externa, como na X-T2. Na nova X-H1 o grip externo aumenta o tempo de gravação de vídeo 4K de 15 minutos par 29:59 minutos. Só não me perguntem por que não aumenta para 30:00 minutos. Deve ser numerologia!

Resumindo, a Fujifilm X-H1 apresenta os seguintes recursos:

  • Sensor formato APS-C do tipo X-Trans de 24 Megapixels;
  • Estabilização de imagem embutida no corpo da câmera com 5 eixos (para até 5EV)
  • Visor OLED de 3.69 milhões de pontos;
  • LCD traseiro sensível ao toque com inclinação de dois eixos;
  • Vídeo em 4k DCI e UHD com até 200 Mbps de taxa de transferência;
  • Slow motion em HD 1080 (de 120 e 100 quadros por segundo);
  • Captura de vídeo em F-log;
  • Captura de áudio de 24 bits;
  • Modo Eterna de simulação de filme de cinema;
  • Gravação de Timecode;
  • Fotografia contínua sem blackout do visor;
  • Slots duplos para cartões SD compatíveis com UHS-II;
  • Modo de disparo anti-cintilação;
  • Wi-Fi com Bluetooth para conexão constante.

Alguns comentários nos sites especializados andam dizendo que a maior dimensão da câmera é devido a adição do mecanismo de estabilização óptica embutido no corpo da câmera. As primeiras informações dizem que a câmera escolhe entre utilizar a estabilização interna ou aquela oferecida pelas lentes da Fujifilm, não podendo utilizar os dois sistemas ao mesmo tempo. É bom lembrar que o uso da estabilização interna é muito bom para quem deseja fotografar ou filmar em situações de pouca luz utilizando lentes antigas, mesmo com foco manual.

Exemplo de fotografia noturna com a Fujifilm X-H1

 

A Fujifilm resolveu situar o preço da nova câmera no alto do mercado com sensores APS-C, sendo que ela será vendida por cerca de US$ 1900,00 dólares e estará disponível no mercado internacional à partir de 01 de março deste ano.



É verdade que algumas câmeras com sensor Fulframe “de entrada” são mais baratas que este lançamento, no entanto é bom lembrar que o público para o qual a Fujifilm X-H1 é voltada está acostumado com preços maiores até mesmo em câmeras com sensores menores, caso dos equipamentos que usam sensores Micro Four Thirds.

Agora é aguardar pelo lançamento e pelas primeiras análises do novo equipamento para saber se a Fufifilm conseguirá um novo sucesso na sua Linha X de câmeras Mirrorless.

Enquanto isso veja o vídeo de apenas 1:38 minutos que a Dpreview fez sobre o novo lançamento.

Se você tem mais tempo veja o vídeo de 5:42 minutos que o canal Fuji Guys publicou sobre o lançamento.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “A nova Fujifilm X-H1 é perfeita para fotografia e vídeo

Fechado para comentários.