celulares e smartphones

Galaxy S9 terá câmera para concorrer com iPhone X

Pois é, a guerra dos smartphones continua, e a questão ainda é sobre qual aparelho vai produzir a melhor imagem.

A Samsung não quer ficar para trás e planeja apresentar seus novos Galaxy S9 e S9+ em um evento que deverá ser realizado no Mobile World Congress, no dia 25 de fevereiro.

As imagens dos novos smartphones já vazaram na rede, mas vários detalhes mostram que dessa vez a empresa resolveu atacar no quesito câmera de maneira revolucionária.



Em primeiro lugar, o convite para o evento mostra o slogan “A câmera reimaginada”, o que já diz tudo. As imagens que já vazaram na rede mostram que o maior dos dois novos dispositivos, o Galaxy S9 +, apresenta um novo design de câmera dual vertical na parte de trás do telefone, semelhante ao design do iPhone X.

 

Provável aparência do Samsung Galaxy S9+

 

Muitos dos rumores também sugerem que a nova geração de smartphones Galaxy apresentará no modelo S9 uma câmera única de 12 megapixels com abertura variável de f/1.5 a f/2.4, o que aproximaria o modelo do funcionamento de uma câmera fotográfica convencional.

Já o modelo S9+ apresentaria a mesma câmera de 12 megapixels com abertura variável emparelhada também a uma segunda câmera de 12 megapixels, que contaria apenas com abertura fixa convencional.

E quais seriam as possibilidades desse design?



Eu só posso especular, mas o efeito de desfoque de fundo poderia ser controlado de maneira variável por efeito ótico como acontece nas lentes intercambiáveis, e não apenas por software. Outro detalhe é que as imagens obtidas em ambientes iluminados poderiam contar com mais nitidez pois a abertura mínima seria elevada para uma câmera desse tipo. O controle de velocidade do obturador também poderia contar com mais fatores de análise, transformando o ato de fotografar com o smartphone em algo mais parecido com o que acontece numa câmera convencional.

Não podemos esquecer que a Samsung desenvolveu até 2015 uma das linhas mais famosas de câmeras do tipo Mirrorless (a linha NX), e aprendeu tudo o que podia sobre qualidade fotográfica. Já era hora da empresa usar esse conhecimento em seus smartphones!

Provável aparência do Samsung Galaxy S9

Outro detalhe importante é que a Samsung talvez não introduza ainda uma função do tipo Face ID como o do iPhone X. Os Galaxy S9 e S9+ virão com sensores de impressão digital localizados na parte de trás dos dispositivos, agora reposicionados abaixo da câmera.

Os novos lançamentos devem estar preocupando a concorrência pois foram divulgados até pelo site Macrumors.com, voltado para notícias sobre a Apple.



O site Androidcentral.com também deu mais informações sobre os novos aparelhos. Segundo o site a nova linha Galaxy apresentará processadores Qualcomm Snapdragon 845 nos EUA e Exynos 9810 em outros mercados como o Brasil. Os modelos S9 e S9+ contarão respectivamente com 4 e 6 GB de memória RAM, 64 e 128 GB de armazenamento interno, câmera frontal de 8 Megapixels, plug convencional para fone de ouvido e sistema operacional Android 8.0 Oreo.

 

Slogan da Samsung no convite do novo lançamento

 

É, vamos esperar para ver, mas como a Samsung tem tradição em fabricar e lançar seus smartphones por aqui rapidamente não devemos ter que esperar muito tempo. Minha única dúvida é quanto a faixa de preço em que os novos smartphones serão posicionados.

Enfim, comece a fazer seu planejamento financeiro agora mesmo para não ser pego de “calças curtas”, hehehe!

Veja também o vídeo de 11:00 minutos que a androidcentral.com publicou sobre os novos lançamentos Samsung.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.