Inspire-se

Um vídeo para pensar sobre suas fotos de viagem

Eu andava todo orgulhoso de umas fotos que tirei em viagem quando dei de cara com um vídeo que colocou meu trabalho em xeque. Nele o fotógrafo Oliver KMIA mostra através de fotos do Instagram como a maior parte das vezes nossas fotos de viagem se parecem exatamente como a de outros milhões de turistas.

Segundo o site Petapixel, enquanto visitava a cidade de Roma, KMIA percebeu como os pontos turísticos populares ficavam lotados com turistas “lutando” por espaço para fazer sua própria e preciosa selfie.

Still do vídeo

 

Mais tarde ele explorou o Instagram para criar o vídeo intitulado “Instravel”, que mostra o que ele chamou de uma “experiência fotogênica de turismo em massa”

“Fiquei chocado com a massa de pessoas caminhando por toda a cidade, mas eu era uma delas, nem melhor nem pior”, escreve KMIA. “Como todos esses turistas, eu queimei uma centena de galões de combustível para chegar lá, corri para visitar a cidade em alguns dias e fiquei em um hotel no centro da cidade”.



O que ele quer dizer é que suas motivações e a forma de viajar e sentir a cidade foram as mesmas de tantos outros turistas anônimos, e que isso acaba gerando fotografias também similares.

Bem, o que sei é que no fundo a forma que fotografo minhas viagens é bem diferente. Vem do desespero mesmo, hehehe.

Veja o vídeo que tem apenas 2:15 minutos. No mínimo é divertido!

Instravel – A Photogenic Mass Tourism Experience from Oliver KMIA on Vimeo.