Câmeras

Conheça a nova câmera Fujifilm X-A5

A Fujifilm acaba de anunciar a sua mais nova câmera digital de entrada para sua Linha X de equipamentos fotográficos. A Fujifilm X-A5 tem o mesmo estilo retrô das câmeras da marca e conta agora com um sensor de 24 Megapixels e uma nova lente com zoom motorizado.

Na realidade os rumores sobre a nova câmera já circulavam há algum tempo, mas muitas vezes a linha de entrada da Fujifilm é tratada com algum descaso então não houve tanta repercussão. A empresa não pensa assim e sabe que as câmeras desse tipo servem muito bem para fazer com que fotógrafos acostumados com sistemas de câmeras de outras marcas se aproximem dos novos lançamentos com mais facilidade.

Nova Fujifilm X-A5 com Flash incorporado extendido

 

A X-A5 é a sucessora da X-A3 (não me perguntem por quê o salto de 3 para 5) e conta com o mesmo tipo de sensor com o tradicional filtro de cor Bayer das câmeras digitais tradicionais, e não com o mais sofisticado e caro sensor X-Trans da Fujifilm.

Segundo a empresa isso não é problema pois a câmera tem a mesma “assinatura” de cor do resto da linha X, contando inclusive com os simuladores de filme analógico tradicionais da marca.



A câmara conta também agora com um novo sistema de auto foco por detecção de fase e um novo processador de imagens, o que parece que resolverá os problemas de performance que os usuários da antecessora X-A3 sempre comentavam. Além disso a nova câmera filma em 4k e tem conexão por WiFi e Bluetooth.

Vista posterior da Fujifilm X-A5 com LCD inclinado

 

A câmera foi lançada também em kit com a nova lente FUJINON XC15-45mm F3.5-5.6 OIS PZ. O nome portentoso mostra na realidade uma lente zoom com distância focal equivalente em 35 mm a uma grande angular de 23mm até uma teleobjetiva curta de 69mm, que é uma faixa muito apreciada por fotógrafos mas pouco oferecida pelos fabricantes.

O mecanismo do zoom é energizado, como nas novas lentes AF-P da Nikon, o que significa que o mecanismo só funciona com a câmera ligada. Outro detalhe importante é que para uma lente do tipo zoom ela é bastante compacta, o que torna o conjunto de objetiva e câmera bem pequeno.



Resumindo, as principais características da nova Fujifilm X-A5 são as seguintes:

  • Sensor CMOS APS-C de 24,2 Megapixels.
  • Sistema AF por detecção de fase.
  • Kit com lente FUJINON XC15-45mmF3.5- 5.6 OIS PZ, com distância de foco mínimo de 5 cm.
  • LCD sensível ao toque de 3″ polegadas e 1.040K pontos, inclinável até 180°.
  • Função de aprimoramento de retrato, AF por toque de tela no modo de filmagem e filtros avançados.
  • Sensibilidade ISO padrão entre 200-12800.
  • Sensibilidade ISO estendida entre 100-51200.
  • Gravação de vídeo em 4k por até aprox. 5 minutos; gravação em Full HD 1920 x 1080 59.94p / 50p / 24p / 23.98p contínua até aproximadamente 14 minutos; gravação em HD 1280 x 720 59,94p / 50p / 24p / 23,98p contínua até aprox. 27 minutos
  • WiFi e Bluetooth 4.1 com tecnologia de baixa energia.
  • Processamento RAW na câmera.
  • Novos Filtros Avançados: “Fog Remove” e “HDR Art”.
  • Transferência de imagem por Wi-Fi e operação da câmera remota.
  • Bateria com duração para aproximadamente 450 fotos.
  • inicialização rápida de 0,4 segundos em modo High Performance e 0,8 segundos no modo padrão.

 

Segundo a Fujifilm, o novo kit de câmera FUJIFILM X-A5 estará disponível no mercado internacional em 8 de fevereiro de 2018 por cerca de US$ 599,95 dólares. Já a nova lente XC15-45mmF3.5- 5.6 OIS PZ será oferecida fora do kit com a câmera  a partir de 15 de março de 2018 por US$ 299,95 dólares.



Por aqui ainda não ouvi nenhum rumor sobre a venda da nova câmera, mas isso não é algo tão impensável assim pois esse seria um equipamento da linha X com preço final mais em conta. No entanto é bom lembrar que no Brasil os compradores das câmeras da Fujifilm parecem fazer parte mais daquele grupo de fotógrafos que buscam qualidade de imagem e estilo no design. Talvez, mesmo com preço superior (e as vezes proibitivo), prefiram comprar as câmeras da linha X mais caras, com sensor X-Trans. Será?

Enquanto esperamos vejam alguns vídeos sobre o novo lançamento:

Fuji Guys – FUJIFILM X-A5 – Principais características

Fuji Guys – FUJIFILM X-A5 Camera – Primeiras Impressões

Obs.: Os vídeos estão em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Conheça a nova câmera Fujifilm X-A5

Fechado para comentários.