Tutoriais

Limpando o sensor da sua Câmera Digital

Pois é, muita gente não sabe, mas de vez em quando é necessário limpar os sensores das câmeras que usam lentes intercambiáveis. Isso acontece porquê nesse tipo de câmera o sensor e o mecanismo interno acabam expostos quando fazemos a troca das lentes, permitindo a entrada de poeira e qualquer outro tipo de detrito que estiver no ar.



É claro que um fotógrafo que nunca muda a lente da câmera vai correr menos riscos, mas mesmo quem só tem dois tipos de lente diferentes já deve ter ficado preocupado com o assunto.

 

 

Eu confesso que morro de medo de limpar um sensor de câmera digital mas, para ajudar um pouco a tirar o pânico dos fotógrafos menos asseados, o famoso canal de Tony & Chelsea Northrup publicou um vídeo simples e direto sobre o assunto.

No vídeo Tony Northrup mostra como identificar a necessidade de limpeza do sensor, a diferença de acesso ao sensor nas câmeras DSLR e Mirrorless e o uso de um desses kits de limpeza à venda no mercado americano.

 

Acesso ao modo de Limpeza Manual do sensor em uma câmera Canon

 

Na realidade o que acho importante no vídeo é que ele chama um pouco a atenção para o cuidado que devemos ter com o sensor de imagem.

Eu mesmo, quando fiz a primeira limpeza em um sensor na minha velha Nikon D70, quase morri de tanto medo.

Na época isso era uma necessidade básica, pois as câmeras DSLR ainda não contavam com o famoso sistema de limpeza ultra sônico tão comum hoje em dia.



Para quem não sabe o que é isso basta reparar naquele zumbido que a câmera dá ao ligar ou desligar (as vezes nos dois momentos), que é quando o sensor está sendo “vibrado” para eliminar qualquer sujeira. Para mim funciona muito bem!

 

Colocando poucas gotas de fluído de limpeza na pazinha

 

Aqui no Brasil, terra de índios, tive que improvisar muitas vezes na falta de achar o tal fluído de limpeza para sensores em nosso mercado. Já tentei até desvendar qual fórmula usam na fabricação desse fluído, mas nunca descobri.

Algumas vezes usei álcool isopropílico, um tipo de álcool que não contém água, mas sinceramente não vou recomendar seu uso a ninguém pois fiquei na dúvida se deixa resíduos ou não no sensor. Fiquei cismado que minha velha Sony A350 ficou com o sensor embaçado e de que nunca mais tirou uma foto que prestasse ao ser limpa com esse tipo de álcool. Será?



Quanto a espátula de algodão ou fibra, você pode improvisar com tecidos de limpeza para lentes, que são macios e suaves o suficiente para não arranhar o sensor. E outro detalhe, isso é coisa para gente delicada, né?

O que importa é que você já sabe que as vezes é necessário fazer uma limpeza e eu, OFICIALMENTE, recomendo que você procure uma assistência técnica ao invés de fazer isso em casa, assim você não vai poder colocar a culpa em mim ou no Tony Northrup se acontecer algum acidente, hehehe.

Boa sorte…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

2 thoughts on “Limpando o sensor da sua Câmera Digital

Fechado para comentários.