Câmeras

Comparando a sensibilidade da Panasonic GH5S contra a Sony a7S II

Uma das questões mais complexas na fotografia sempre foi a da sensibilidade à luz. Desde os tempos do filme químico sempre foi importante buscar conseguir fotografar ou filmar com as piores condições de iluminação possíveis.

Atualmente esse objetivo continua sendo procurado e foi por isso que o Dpreview.com produziu um vídeo muito interessante (e até mesmo engraçadinho) comparando a sensibilidade à luz e a performance na filmagem das câmeras Mirrorless Panasonic GH5SSony a7S II.

 

Still do vídeo comparando a Panasonic GH5S e a Sony A7S II

 

As duas câmeras são favoritas no meio dos “fotógrafos que filmam” ou dos “cineastas que fotografam”, digamos assim, e sempre surgem dúvidas em relação a esses equipamentos, pois a câmera da Sony teria vantagem, já que conta com um sensor Fullframe, muito maior do que o sensor Micro Four Thirds (M43) usado na câmera da Panasonic.

O Dpreview chegou a algumas conclusões interessantes. Segundo o site, “nossa experiência sugere que a Panasonic GH5S pode superar a Sony A7S II sempre que for preciso conseguir mais profundidade de campo na imagem. Isso significa que o GH5S responder melhor do que a Sony em algumas circunstâncias e pode ter melhor performance em uma maior variedade de condições de iluminação do que a versão com IS (estabilização de imagem) habilitado, a Panasonic GH5.”



E tem mais: para aqueles que gostam de detalhes técnicos, segundo a análise comparativa a habilidade da Panasonic para gravar imagens em “Log de 10 bits” significa que ela pode reter informações tonais muito mais sutis do que os vídeos gravados em 8 bits da Sony. Sendo assim, embora as sombras profundas na GH5S possam ser mais suscetíveis a apresentar ruído na imagem do que na A7S II, a qualidade dos tons médios no resultado final podem ser melhor preservados”.

É interessante notar como a GH5S é maior que a A7S II, apesar do sensor menor

 

Bonito, né? Mas o que eu gostei mesmo foi a forma como o vídeo foi feito. A análise foi feita basicamente filmando o mesmo roteiro com as duas câmeras e colocando-os lado a lado no vídeo final, sendo que uma legenda sempre mostra qual câmera está sendo usada naquela parte da imagem e com quais configurações.

Além disso o vídeo usa como pretexto uma história em que um personagem vai a uma festinha de Natal na casa de uns amigos, o que acaba tirando aquele ar de coisa séria na análise.



Se você tem interesse em fotografia noturna ou em baixas condições de iluminação vale a pena ver o vídeo de apenas 2:30 minutos publicado pela Dpreview.com em seu canal no Youtube.