Tutoriais

10 dicas para fotografar paisagens

Apesar de contarmos com paisagens fantásticas, não é muito comum no Brasil encontrarmos fotógrafos dedicados a fotografar panoramas no campo ou na cidade.

Já me perguntei se um dos motivos não seria porque boa parte da formação dos fotógrafos em nosso país vem da área de Jornalismo e Comunicação, privilegiando o registro do cotidiano, e não das Artes, privilegiando a visualidade.



Em outros países, como na Inglaterra, existem grupos enormes dedicados ao assunto, e que exercitam a fotografia de paisagens no campo do “Fine Art”.

 

Paisagem Inglesa fotografada por Kai Wong

 

Como eu mesmo me considero um “caçador de paisagens” mais do que um Fotógrafo Urbano, fiquei muito interessado nas dicas para fotografar paisagens que o famoso Kai Wong publicou em seu canal do Youtube.

 

Still do vídeo com Kai Wong

 

Resumindo, as dicas são as seguintes:

1. Procure sempre por novas locações para fotografar ou visite lugares conhecidos procurando vê-los de uma nova maneira.

2. Chegue mais cedo ao lugar planejado para poder configurar a câmera com calma.

3. Use filtros óticos, principalmente os de densidade neutra (filtro ND) para conseguir velocidades lentas de obturador mesmo sob boa iluminação.

4. Use um bom tripé, bem estável e que não oscile quando empurrado. É bom que seja um modelo com gancho na coluna central caso seja necessário pendurar peso extra para estabilização.

5. Use lentes do tipo grande angular, o que permite criar grandes composições.

6. Componha suas fotos com linhas principais de interesse, criando um “caminho visual” através da imagem.



7. Selecione um primeiro plano marcante para criar interesse em toda a cena.

8. Use suas lentes sempre com aberturas pequenas (número f mais alto), de cerca de f/16, o que garante grande profundidade de campo.

9. Experimente fotografar paisagens aéreas com drones criando imagens dramáticas ao explorar ângulos diferenciados.

10. Não desista de fotografar paisagens apenas por causa das condições do tempo.

 

Still do vídeo com imagem obtida através de drone

 

Eu particularmente não sigo nenhum desses conselhos. Fotografo sem tripé, de dentro de carros, ônibus e aviões em movimento e uso grandes aberturas de lente e alto ISO. Nunca planejo minhas sessões de foto, não uso filtros além do Protetor UV (se confiar na marca) e detesto drones pois fazem muito barulho, chamam a atenção e tiram o foco do ato de fotografar.

Mas tem uma coisa que é certa, o tempo não me assusta, hehehe!



Se você é menos revoltado que eu, o vídeo de Kai Wong pode ser uma boa fonte de inspiração para mudar o foco de como você fotografa o mundo em que vive. Que tal?

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “10 dicas para fotografar paisagens

Fechado para comentários.