CâmerasNotícias

Novos rumores: Fujifilm X-T3 e X-H1

Rumores sobre os lançamentos que a Fujifilm deve fazer durante a maior feira de produtos fotográficos do ano, a próxima Photokina 2018, invadiram a web e estão deixando o fãs da marca em estado de comoção.

Tudo começou com a notícia veiculada pelo site Fujirumors.com sobre a Fujifilm X-T3, uma atualização da atual X-T2. Segundo esses rumores, alguns confirmados e outros não, a nova câmera seria anunciada em torno de setembro, próximo a feira Photokina 2018 na Alemanha.



A nova câmera teria um novo processador de imagem, um novo sensor do tipo X-Trans entre 24 e 30 Megapixels e estaria à venda por volta de Novembro no mercado internacional.

É interessante notar que a resolução não saltaria inicialmente para 32 ou 36 Megapixels, como em algumas câmeras DSLR. Eu apostaria em 28 Megapixels como nas finadas câmeras da Samsung, pois esse padrão já existiu e foi muito apreciado pelos usuários daquela marca, mas é só um palpite.

Logo depois desses rumores uma discussão muito grande começou pois havia a possibilidade quase certa da Fujifilm lançar uma câmera chamada X-T2S (de super) para sanar algumas fragilidades da X-T2 em relação a gravação de vídeos.

 

Previsão do corpo da Fujfilm X-T2S feita pelo site Fujirumors.com

 

Pois bem, parece que esse projeto X-T2S mudou de nome. Agora essa nova câmera deverá se chamar Fujifilm X-H1, abrindo uma nova linha de câmeras. Esses equipamentos provavelmente terão IBIS. A sigla significa “in body image stabilization” ou “Estabilização de Imagem Incorporada ao Corpo da Câmera”, em bom português.



Isso significa que além de contar com as lentes estabilizadas da própria Fujifilm os usuários poderiam contar com esse recurso em lentes manuais de outras marcas, normalmente utilizadas com adaptadores, algo muito comum no mundo dos criadores de vídeo e cinema.

Se você quiser entender melhor o que isso significa veja a matéria que escrevi sobre o assunto aqui.

O corpo da nova X-H1 também deverá ser maior, não só para acomodar o mecanismo mas também para dar mais conforto na utilização, apresentando empunhadura (grip) maior.

Especulação sobre o tamanho das novas câmeras da Fujifilm

Outro rumor é sobre a possibilidade dessas duas câmeras, X-T3 e X-H1, serem unidas em apenas um projeto.

Bem, seja lá o que acontecer é bom lembrar que para ser lançada em setembro desse ano, as novas câmeras já devem estar num avançado estágio de produção, sendo que a fase de projeto já deve ter sido superada a tempos, então não acredito em grandes mudanças de última hora.

A única coisa com que ainda me espanta é a capacidade desses japoneses manterem sigilo sobre seus projetos. Vamos aguardar para ver…

One thought on “Novos rumores: Fujifilm X-T3 e X-H1

Fechado para comentários.