Câmeras

Testando a resistência à água das câmeras profissionais

Você já deve ter ouvido falar que câmeras voltadas para o público profissional são feitas de modo a resistir aos efeitos da água, da poeira e até mesmo do frio e do calor.

É engraçado pensar que isso seria um problema para um fotógrafo profissional mas pense só no Sebastião Salgado com a câmera travada pelo frio na frente de um enorme iceberg no Oceano Ártico… Nunca veríamos suas famosas fotografias, é simples assim!

 

 

Para testar a qualidade da resistência às intempéries de algumas câmeras o canal Imagingresource publicou um vídeo comparando a famosa Nikon D850 com a Sony A7R III. Além disso, para efeito de controle, adicionou ao teste duas câmeras conhecidas por sua excelente resistência a água, as Canon 5D Mark IV e a Olympus OM-D EM-1.



A experiência chegou a seguinte conclusão segundo o site Petapixel: As câmeras Canon e Olympus sobreviveram ao teste sem qualquer intrusão de água detectada, e a Nikon teve um problema muito menor com a entrada de água no visor (evitável usando a tampa opcional do encaixe do flash). A Sony, por outro lado, foi a única câmera que falhou no teste.

Ainda segundo o site, a Sony A7R III apresentou a entrada de muita água no compartimento da bateria, o que pode ser muito perigoso.

 

Compartimento de bateria molhado com gotículas de água na Sony A7R III

 

É, acho que esse tipo de teste faz a gente pensar um pouco. Eu não sou o tipo de fotógrafo que sai na chuva para se molhar mas o equipamento da Sony é caro e sofisticado demais para apresentar esse defeito.

Será que foi um problema só daquela câmera testada?



Por enquanto análise você mesmo o teste e, caso esteja pensando em comprar a câmera da Sony, não vá se meter numa “molhada”, hehehe!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.