Câmeras

Um roubo de câmeras com final feliz

Câmeras fotográficas podem ser equipamentos muito caros e se tornam facilmente alvo dos amigos do alheio. O comércio de câmeras roubadas é um problema para quem prefere adquirir equipamentos de maneira honesta pois muitas vezes fica difícil verificar  sua procedência, mas no caso de itens caros e colecionáveis sempre existiu quem passa por cima de tudo para ter seu objeto do desejo.

 

Porta quebrada da Loja The Camera Shop, em Calgary, Canadá

 

Talvez tenha sido essa a motivação no caso do roubo à famosa loja “The Camera Store”, situada na cidade de Calgary, no Canadá, ocorrido um pouco antes do Natal. A empresa é um dos maiores revendedores de câmeras do mundo e ficou muito conhecida pelo seu canal no Youtube onde seus vendedores, como o fotógrafo Chris Niccolls, apresentam análises sobre praticamente qualquer novo lançamento de câmera feito no mercado.

Eu já fiquei me perguntando como é que uma loja assim, fora dos grandes centros internacionais, pode fazer sucesso e vender tamanha variedade de equipamentos mas acabo esquecendo que vivemos em um país onde tudo é feito para nada dar certo, hehehe, daí o espanto…



A loja foi roubada na madrugada do dia 16 de Dezembro. Os ladrões quebraram a vidraça de uma porta e foram diretamente para um display que exibia as câmeras mais caras da loja. Quebraram também o vidro da vitrine e levaram apenas os seguintes itens: uma Hasselblad X1D com as lentes 30, 45 e 90mm , e uma Leica MP Safari Edition. Segundo a loja os equipamentos valiam cerca de $27.000,00 dólares americanos.

Leica MP roubada da loja canadense The Camera Shop

Daí para frente várias informações me deixaram bestificado:

  • A loja não tinha grades nem alarme, porquê simplesmente não era necessário. Esse foi o primeiro roubo que a loja sofreu em sua história de 21 anos.
  • O dono da loja chama-se Julian Ferreira, que se não é português ou brasileiro teve essa origem em algum momento. Será que ele fala a língua da terrinha?
  • A empresa ofereceu uma recompensa de $3.800,00 dólares em compras na loja para quem desse uma informação sobre o roubo.
  • A notícia rodou o mundo, virando uma das principais manchetes nacionais no Canadá. Pode?
  • A policia de Calgary descobriu rapidamente através de informantes que as câmeras da Hasselblad foram colocadas à venda no site de classificados Kijiji. Os policiais se disfarçaram de compradores, marcaram um encontro em um Shopping da cidade e prenderam em flagrante dois ladrões, recuperando as câmeras XD1.
  • Logo em seguida, fazendo uma busca na casa de um dos ladrões, a câmera Leica MP foi encontrada.
  • O informante, um senhor da cidade de Edmonton, vai receber a recompensa pela descoberta dos ladrões.

Tudo isso aconteceu em apenas 10 dias, bem no meio do Natal.

 

A câmera Leica sendo devolvida à loja

 

Pois é, fiquei com mais vontade ainda de visitar essa loja. Depois desse roubo ela vai se tornar um ponto turístico. Se fosse aqui no Brasil ela não só não recuperava as câmeras como ainda pedia falência pela impossibilidade de repor o estoque…