Tutoriais

Dicas para fotografar grupos em casamentos

Fotografar grandes grupos de pessoas nunca foi uma tarefa muito fácil. Mesmo quem fotografa só com o smartphone já deve ter passado pela dificuldade que é compor a imagem, agrupar as pessoas nas posições certas e ainda por cima fazer com todo mundo aparecesse bonito na foto. E o velho problema da iluminação, o que fazer?

É pensando nisso que o canal da revista Shutterbug publicou um vídeo com o fotógrafo profissional Denis Reggie, que já fotografou milhares de casamentos nos EUA. As dicas são voltadas para fotografia de grupos em casamentos mas você pode facilmente utiliza-las em fotos de família, festas, escolas ou trabalho.

 

Still do vídeo com o fotógrafo Denis Reggie

 

As dicas são sobre os seguintes assuntos:

  • como organizar o grupo de pessoas
  • como utilizar iluminadores externos com guarda-chuvas
  • como mudar a temperatura da cor da iluminação para melhores resultados
  • quais são as melhores recomendações de equipamentos para esse tipo de fotografia
  • quais as vantagens de se utilizar um tripé
  • quais as melhores configurações de câmera
  • quais as vantagens de se fotografar sempre em RAW



A única coisa que acho questionável é o estilo das fotos que é meio burocrático. No entanto é bom lembrar que não dá para ser muito artístico como profissional de eventos se o cliente quer apenas um registro e não uma obra prima que vai ser exposta num museu.

O vídeo é meio longo, tem 9:00 minutos, mas é uma boa aula para fotógrafos que ainda não tem muita experiência na área de casamentos. Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.