ExclusivoInspire-se

Foto da semana: avião refletido em edifício entre nuvens

Algumas vezes um fotógrafo tem que ser movido por outros sentidos que não o da visão, e esse foi o caso de algumas fotografias que eu obtive com meu smartphone no último sábado ensolarado.

Fui acompanhar um amigo numa visita a uma obra que faz parte do complexo do Shopping JK, em São Paulo. Enquanto andávamos pela acesso lateral do edifício que ladeia uma pequena praça ouvi o som muito alto de uma avião acelerando rápido após a decolagem.

 

Avião contra Sol, Nuvens e Edifício I – Ricardo Hage, 2017

 

Num instante lembrei que o local era próximo ao Aeroporto de Congonhas e peguei meu celular para fotografar. O som ia ficando cada vez mais alto e ao procurar por ele descobri que vinha exatamente de cima de minha cabeça. O Sol do meio dia estava a pino e eu simplesmente não via nada naquela direção, mas mesmo assim comecei a clicar disparando o obturador do smartphone.



Não pude ver o resultado da imagem naquele momento, pois estávamos entrando no local da obra, mas quando mais tarde verifiquei as imagens fiquei muito surpreso. Mesmo clicando a esmo obtive várias imagens muito bem compostas, e que mostravam o avião, o edifício envidraçado acima do Shopping, um céu muito azul e o clarão do Sol entremeado por nuvens de cinema!

Fotos originais, ainda sem retoque através do Photoshop

 

Resolvi que iria retirar o máximo daquelas imagens e escolhi duas delas para serem processadas com o Photoshop.

Em primeiro lugar usei o Plug-in do Camera Raw para equalizar as cores, reduzir a luminosidade e mudar o balanço de branco. Guardei na memória as modificações que fiz e aumentei um pouco a nitidez da imagem.



Usando um Plug-in de simulação de filmes analógicos testei entre filmes em Preto e Branco e filmes coloridos. Acabei escolhendo o efeito característico do filme Fujifilm Reala, “puxado” em dois “stops”, como se fazia na época áurea dos Laboratórios Fotográficos. Esse efeito deu uma característica muito bonita à imagem, com mais granulação e contraste.

 

Avião contra Sol, Nuvens e Edifício II – Ricardo Hage, 2017

 

Usei então as mesmas configurações do Photoshop na segunda imagem escolhida, criando um conjunto de duas fotos que exprimiam a mesma linguagem.

Foi um exercício divertido que mostrou novamente para mim a importância que a audição tem na busca pela momento exato da cena perfeita. Preste mais atenção a seus ouvidos para fotografar melhor!!!

Eu não tive patrocínio mas como sei que você deve estar muito curioso sobre o equipamento e software usado, vou informando que utilizei um smartphone Samsung Galaxy S7 Edge fotografando com a SmartCover, Adobe Photoshop CC e o software Alienskin Exposure X3 para aplicar os efeitos de filme.