Câmeras

Conheça a nova câmera Leica CL

Apesar de usar uma nomenclatura já usada nos anos 1970, a Leica acaba de lançar uma nova câmera chamada CL. Essa nova versão é uma câmera Mirroless com lentes intercambiáveis e sensor APS-C de 24 Megapixels, capacidade de disparo até 10 quadros por segundo (FPS) e gravação de vídeo em 4K.

A câmera, que é a quarta geração de câmeras da marca com sensor APS-C (que alguns por aqui chamam de sensor cropado), usa a montagem tipo L de lentes Leica e tem um design mais tradicional, comparada com a Leica TL2.

Nova Leica CL com lente Summarit adaptada

Esse design oferece botões de controle de exposição duplos, controles físicos para o menu e reprodução de fotos e vídeos, além de um joystick com 4 direções. O visor é eletrônico e possuí 2,36 milhões de pontos de alta resolução na tela, que é sensivel ao toque e suporta gestos deslizantes para navegação de imagem e mudança de modos fotográficos.



De uma maneira geral a Leica CL foi pensada para possibilitar um manuseio mais convencional, como na tradicionais câmeras da marca Alemã. Mesmo assim ela conta com facilidades modernas, como a conexão WI-FI para uso com um aplicativo próprio para Android e IOS, possibilitando controle remoto, descarga de imagens e compartilhamento de fotos.

Apesar de usar lentes de montagem L,  a nova câmera pode ser utilizada com lentes M e R da própria marca através de adaptadores.

 

Visão traseira da Leica CL com menu da Leica M10

 

A nova câmera também está sendo lançada com a nova lente Elmarit-TL 18mm F2.8, uma objetiva do tipo “pancake” (uma lente mais achatada), que a Leica está divulgando como sendo a menor lente grande-angular para sensores APS-C do mercado. E deve ser, pois as últimas que eu conhecia eram as descontinuadas lentes “pancake” da linha Samsung NX…

Tanto a Leica CL quanto a lente Leica Elmarit-TL 18 mm f / 2.8 ASPH estarão disponíveis nas lojas, boutiques e representantes da Leica no final de novembro.



As câmeras Leica não são para qualquer um, então não deixe seus preços espantar nossos corações em crise.

O corpo da câmera da Leica CL, com acabamento em preto anodizado, será vendido por cerca de $2.795,00 dólares. Dois kits estarão disponíveis, com lentes fixas (kit Prime), no valor de $3.795,00 dólares; e lentes zoom (kit Vario) no valor de $3.995,00 dólares.

A nova lente Leica Elmarit-TL 18 mm f/2.8 ASPH, em acabamento preto ou prata, terá valor de $1.295,00.

 

Nova Leica CL e versão analógica Minolta-Leitz dos anos 1970

 

Segundo o site Dpreview, “a Leica CL é uma câmera bem desenhada e agradável de usar. Não é perfeita, mas comparado com a Leica T/L e a Leica TL2, suas antecessoras, a CL é mais prática para a fotografia diária e mais fácil de controlar. O visor embutido é excelente e além de ter interface do menu inspirado na Leica M10.”

Ainda segundo o site, a qualidade da imagem do sensor de 24 Megapixels da CL parece excelente, embora eles não estejam totalmente convencidos sobre a qualidade da nova lente de 18mm.



Bem, a única coisa que eu sei é que a bolinha vermelha com o nome Leica continua a fascinar fotógrafos mundo afora. Podem me incluir nessa lista, hehehe!

Se você quer conhecer melhor a nova Leica CL veja também o vídeo que Kai W fez sobre o lançamento. Ainda por cima é divertido….

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Conheça a nova câmera Leica CL

Fechado para comentários.