Notícias

Colorindo automaticamente imagens em Preto e Branco

Uma das novas tecnologias anunciadas no evento Adobe Max 2017 é o chamado Projeto Scribbler.

Segundo a Adobe ” O Scribbler é um sistema interativo de geração de imagens, com base em aprendizagem profunda e que oferece aos usuários uma maneira fácil de expressar suas idéias e visualizar seus projetos, realizando esboços simples em operações de arrastar e soltar (Drag and Drop).”



Essa descrição, na realidade, não descreve o que foi visto na apresentação pois a função exibida é a de colorizar automaticamente, com muita precisão, imagens em Preto e Branco.

 

Tela do Projeto Scribbler, basta clicar no símbolo de Play e a foto é colorizada

 

Pois é, a colorização de imagens monocromáticas tem sido feita há muito tempo, geralmente de maneira manual. Investigadores usam o processo para tentar revelar detalhes escondidos nos tons de cinza de fotografias históricas, enquanto artistas tentam atualizar imagens para agregar algum valor estético novo à imagens já consagradas.

O vídeo que a Adobe postou em seu canal mostra o processo sendo aplicado em vários retratos e até mesmo em uma caricatura à lápis, e ele parece funcionar quase instantaneamente.

 

O Projeto Scribbler também funciona com desenhos e esboços

 

Segundo o site Petapixel.com, “O sistema foi desenvolvido usando o mecanismo de aprendizado profundo da tecnologia Adobe Sensei, por pesquisadores da Adobe, Georgia Tech e UC Berkeley. Os cientistas treinaram uma rede neural com dezenas de milhares de fotos cuidadosamente escolhidas, para ensinar ao sistema como interpretar características faciais em novas fotos e preenche-las com cores realistas (com base no melhor palpite).”



Bonito? O problema é que ainda não se sabe se a Adobe vai disponibilizar comercialmente o sistema ou incorpora-lo em algum software como o Photoshop, pois ela também publicou que essa é uma nova tecnologia que pode ou não ser disponibilizada ao público…

Pelo menos a gente sabe agora que é possível! Aguarde.

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.