Tutoriais

Faz diferença fotografar em JPG ou RAW no iPhone?

Os Iphones mais novos, com sensores de 12 megapixels, já vem há algum tempo com capacidade de gravar as imagens obtidas pela câmera no formato RAW.

Esse tipo de arquivo é o famoso “negativo digital” que os fotógrafos profissionais tanto adoram usar, pois além de não compactar a informação visual podem ser reprocessados infinitamente.

 

Arquivo RAW sendo editado no aplicativo Snapseed

 

Ainda estou devendo um artigo sobre as vantagens do RAW, mas para ajudar nossos amigos “Applemaníacos”, descobri um vídeo do simpático fotógrafo Francês Serge Ramelli, que fala sobre o uso do RAW nos iPhones.



Com nome Russo e sobrenome Italiano, além de falar inglês com sotaque, Ramelli é um dos melhores instrutores de fotografia e manipulação de imagens que já divulguei por aqui.

É por isso que vale a pena ver o vídeo de 17:00 minutos onde Ramelli explica ,”tim-tim por tim-tim”, como obter e manipular as imagens RAW produzidas em um iPhone 7 Plus.



Ele trata, basicamente, dos seguintes assuntos:

  • Como configurar o iPhone para fotografar em RAW
  • Como editar o arquivo RAW de maneira simples, usando o aplicativo Snapseed no próprio iPhone
  • Como editar o arquivo RAW de maneira mais complexa no PC, utilizando o Adobe Lightroom

 

Arquivo RAW do iPhone sendo editado no software Lightroom, da Adobe

 

Se você é apenas um fotógrafo amador, curioso pelas capacidades de seu iPhone, veja o vídeo até a parte que ensina a usar o aplicativo Snapseed. Agora, caso você seja um profissional, veja o vídeo até o final, pois ele é instrutivo até mesmo para quem só usa arquivos RAW obtidos por câmeras profissionais.

O único problema do vídeo são os “comerciais” sobre os serviços e cursos que Ramelli vende em seu site. Mas é bom lembrar que ele vive disso e é muito competente no que faz, então “pegue leve”, por favor…

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.