Notícias

Que tal um quadro digital na sua parede?

A ideia é velha, mas tecnicamente nunca foi muito viável. Que tal, ao invés de enquadrar suas imagens em caríssimas molduras, exibi-las numa tela de LCD montada como se fosse um quadro convencional?

Essa é a proposta do Meural Canvas, um novo quadro digital interativo e que pode até ser controlado por gestos.

 

Tipos de acabamento oferecidos pela Meural

 

Alguns comentaristas andam dizendo que o Meural Canvas parece mais um “iPad Gigante” que pode ser pendurado na parede, caso do site Petapixel.com. Será?

O Meural Canvas vem com 8 Gigabytes de armazenamento interno para guardar as imagens que você selecionar para exibição. Seu hardware vem com 2 Gigabytes de memória RAM para o sistema, Wi-Fi embutido e superfície da tela em acabamento mate com anti-reflexo, e resolução 1080p em suas “gloriosas” 27 polegadas.



Já tá perfeito para sua próxima decoração ou exposição? Pois você não viu nada ainda.

O controle por gestos faz com que você possa passar a mão pela frente do quadro para mudar a imagem exibida. O equipamento também pode ser controlado através de um site desenvolvido pela Meural ou então pelo aplicativo de smartphone disponível para download, tornando o processo de carregamento de imagens para o quadro digital rápido e simplificado. Você também pode tocar na tela para que uma legenda com as informações da imagem apareça.

 

Controle por gestos no Meural Canvas

 

O Meural Canvas funciona nas orientações retrato e paisagem, contando com detecção automática de orientação do quadro.

A tela do quadro pode entrar em suspensão de energia manualmente ou com programação automática por horário. A tela conta com um sensor de iluminação ambiente que ajusta o nível de brilho automaticamente. A tela LCD foi desenvolvida para otimizar a reprodução de cores e o ângulo de visão da imagem.



Por enquanto o Meural Canvas vem em 2 acabamentos diferentes:

  • Moldura em preto ou branca, fabricada em álamo, em 29,5 polegadas (75 x 49 x 4 cm)
  • Moldura na cor marrom, em madeira de nogueira, em 30,4 polegadas (77 x 50 x 4 cm)

Se você está se perguntando que imagens irá colocar no quadro digital, não se preocupe: a Meural vende uma assinatura opcional de $5.00 dólares por mês ($40 dólares por ano), que dá acesso ilimitado a uma grande biblioteca de obras de arte, atualizada continuamente. Não vão faltar motivos decorativos para sua parede.

O novo quadro digital já está sendo oferecido em pré venda pelo preço de $595.00 dólares (para entrega em novembro), o que é caro (Eh, terrinha!) mas não é tão impossível assim para quem chega a pagar R$2000,00 por uma moldura, sem imagem (é sério, já vi isso!).

 

Site da Meural com coleções de imagem artísticas

 

Desde os tempos do porta retrato digital eu tenho visto muitas tentativas de criar suportes tradicionais de imagem, como as molduras, de maneira digital.

Eu mesmo já fiz algumas experiências anos atrás, mas cheguei à conclusão de que a única tecnologia que iria me satisfazer seria alguma coisa parecida com a “e-ink”, utilizada nos leitores de ebook, como o Kindle. Nessa tecnologia a tela produz a imagem não pela projeção de luz, mas pela reflexão da luz ambiente, reproduzindo o que acontece numa superfície plana impressa.



Até hoje só foram produzidos protótipos coloridos experimentais desse tipo de tela, então fico esperando que alguma dessas novas soluções comerciais valha a pena.

Quem sabe o mundo da decoração não muda enfim a forma de encarar o velho e confiável “quadro pendurado na parede”?

Veja aqui o vídeo promocional do Meural Canvas.

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.