Câmeras

Yashica ressurge das cinzas e lança câmera com filme digital

Mais uma veneranda marca de câmeras fotográficas, desaparecida depois do advento da câmera digital, ressurge das cinzas.

A Yashica, marca conhecida do público brasileiro e que chegou até a fabricar algumas câmeras na Zona Franca de Manaus, acaba de lançar um projeto no site de auto financiamento coletivo Kickstarter.

 

Yashica Y35 com módulo digiFilm

 

A nova câmera se chama Yashica Y35 e parece ser uma câmera digital relativamente simples. O corpo tem um estilo retrô parecido com a Yashica Electro dos anos 1960 e tem uma característica única dentre as câmera digitias: cartuchos intercambiáveis de filme digital que a Yashica chama de digiFilm!




Não fique tão animado, eu fiquei e caí do burro! O tal do digiFilm é apenas uma forma de controlar como a foto vai ser tirada, dizendo qual o tipo de cor e sensibilidade ISO a ser usada. O sensor digital fica na própria câmera, que também comporta o cartão de memória SD, portanto o digiFilm não pode ser usado em outra câmera de filme, como alguns protótipos de filme digital que já postei por aqui.

 

Módulo digiFilm sendo instalado na parte traseira da Yashica Y35

 

No início, quem usar a nova Yashica Y35 vai poder escolher entre 4 tipos diferentes de filme digital: um digiFilm de alta velocidade, ISO1600, para obter imagens granuladas e fotografar objetos em movimento rápido; um digiFilm preto e branco ISO 400; um digiFilm ISO 300 de grão super fino; e um cartucho ISO 200 simulando o formato 6×6, o que faz com que a câmera capture imagens quadradas.




Um detalhe da câmera é a de que ela apresenta uma “alavanca de avanço”, que simula o movimento de um filme sendo preparado para ser utilizado. Você tem que ativa-lo para “bater a próxima chapa”…

 

Vista frontal e superior da Yashica Y35

 

As especificações da câmera são as seguintes:

  • Sensor de 14 Megapixels tipo CMOS de 1/3.2 polegadas
  • Visor embutido
  • Abertura F2.8
  • Comprimento focal equivalente a 35mm
  • Distância mínima de focagem de 1 metro
  • 5 velocidades do obturador (1s, 1/30s, 1/60s, 1/250s, 1/500s)
  • Armazenamento em cartão SD (compatível com cartão wifi)
  • Conector micro USB para transferências de dados
  • Montagem para Tripé
  • Alimentação através de 2 pilhas AA

A página de financiamento do Kickstarter tem mais informações sobre a câmera e parece que o volume mínimo de financiamento para o projeto ir para frente já foi superado com folga.




Um detalhe interessante é o de que a marca Yashica agora é propriedade de uma empresa chinesa, mas não há nenhuma informação sobre seu nome.

A câmera me pareceu meio plástica demais, mas pode ser apenas um modelo em pré-produção. Talvez nem funcione…

É por isso que eu prefiro ver para crer. Enquanto isso veja o clipe de lançamento do projeto da Yashica Y35.

 

One thought on “Yashica ressurge das cinzas e lança câmera com filme digital

Fechado para comentários.