Tutoriais

Trocando o céu das suas fotos com o Photoshop

Você já se perguntou como trocar aquele céu sem graça no fundo de suas paisagens por outro mais interessante, cheio de nuvens ou menos nublado?

Ou então, que tal transformar uma paisagem em plena luz do dia em outra, ao entardecer?



Existem muitas maneiras de se selecionar o fundo de uma imagem no Photoshop, mas a maioria não dá a precisão que a seleção por canais de cor possibilita.

Os canais do Photoshop permitem dividir uma imagem em suas cores fundamentais, o vermelho, o verde e o azul. Cada canal é visualizado em preto e branco, pois na realidade essa tela é apenas uma representação dessas cores.

 

Still do vídeo de Unmesh Dinda sobre seleção por cor no canal PiXimperfect

 

As áreas mais escuras são as que têm menos quantidade daquela cor selecionada, enquanto as áreas mais brilhantes são as que são mais saturadas dessa mesma cor.

Devido à diferença da quantidade de cores entre o fundo (céu) e o primeiro plano (árvores), é possível selecionar com precisão apenas uma dessas áreas.



É isso que o super didático vídeo do canal PiXimperfect mostra como fazer. Nele, o jovem indiano Unmesh Dinda ensina passo a passo como fazer uma seleção tão perfeita que, uma paisagem cheia de árvores delicadas pode ter seu fundo trocado por praticamente qualquer coisa.

 

Detalhe da tela do vídeo mostrando seleção

 

Dinda ainda ensina como equilibrar as cores de paisagens fotografadas com luminosidades diferentes, para que a composição fique o mais natural possível.

Achei interessante que no vídeo, a janela do Photoshop conta com uma montagem onde o próprio instrutor aparece, deixando o aprendizado mais dinâmico.

Outro detalhe importante é o de que as legendas com tradução automática quase não contém erros. Você não vai ter dificuldade em acompanhar e entender o processo de seleção por canais de cor no Photoshop.

 

Detalhe da tela do vídeo já com a troca de fundo do céu

 

Aproveite, o vídeo com o simpático Unmesh Dinda tem apenas 12:00 minutos, mas pode resolver o problema de uma vida, hehehe!

 

One thought on “Trocando o céu das suas fotos com o Photoshop

Fechado para comentários.