Notícias

Desenho animado japonês vai mostrar câmeras Canon realistas

Eu sou fã de animes e muitas vezes fico impressionado com o nível de realidade da vida no Japão que esses desenhos animados apresentam. A última novidade nessa área é o lançamento do anime chamado Just Because!, que estréia em 5 de outubro. Para essa produção a Canon foi chamada como consultora para garantir que todas as câmeras fotográficas do desenho animado sejam realistas.

A história se passa no segundo ano do equivalente a nosso ensino médio, o antigo colegial ou High School americano. A personagem principal é Ena Komiya, uma estudante que também é membro do clube de fotografia da escola.

 

Esquemas de câmeras Canon feito para o anime

 

O clube está em crise e corre o risco de ser dissolvido. Para salvar o fotoclube a aluna resolve entrar em uma competição fotográfica e com o prêmio, salvá-lo (seja lá o que isso signifique).

Segundo o site PetaPixel.com, a principal câmera usada pela personagem será uma câmera compacta “topo de linha” da Canon, a PowerShot G5 X. Outros produtos da Canon que vão ser retratados no desenho animado serão a Canon 7D Mark II ,que será uma câmera popular entre os integrantes do clube, a objetiva Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II e a câmera mirrorless Canon EOS M6.



Segundo as notícias, o enredo não vai privilegiar apenas a representação das câmeras, mas também o funcionamento desses clubes fotográficos estudantis, muito comuns no Japão, além do sistema de concursos fotográficos.

Pelo que eu saiba (e eu não sei nada…) poucas produções japonesas foram tão a fundo no universo fotográfico para adolescentes e amadores. Não há menção do que vou dizer, mas é óbvio que essa parceria entre a Canon e o estúdio de animação é uma ação de marketing, pois não há outros equipamentos, de outras marcas, sendo apresentados.

 

Ena Komiya com sua Canon M6 e em cena realista dentro de um trem

 

Não me espantaria se os outros fabricantes reagissem e começasse a surgir uma leva de animes voltados para a fotografia, promovendo outras marcas. Isso seria muito interessante pois o Japão continua sendo o país da fotografia por excelência.

Quem já viu um grupo de “turistas adolescentes japonesas fashion” visitando a Torre Eiffel em Paris com suas câmeras Mirrorless coloridas sabe do que estou falando!



Quem quiser conhecer um pouco mais do anime Just Because! pode ver o trailer de 30 segundo de duração postado no Youtube.

Agora é esperar para ver se no Brasil o anime vai estar disponível no crunchyroll.com, o famoso “Netflix” dos desenhos animados japoneses. Quem sabe?