celulares e smartphones

A câmera do iPhone 8 Plus é a melhor ja testada em smartphones

Eu não costumo confiar em qualquer opinião sobre a qualidade da câmera de algum novo smartphone, pois na sua maioria as análises são sempre superficiais. Mas quando a DxOMark faz uma análise, ela faz uma análise mesmo!!!

Desde 2008 a DxOMark tem funcionado como uma fonte independente de avaliações de qualidade de imagem para smartphones, câmeras e lentes.



Suas avaliações são sempre ansiosamente esperadas e agora o recém lançado iPhone 8 Plus acabou de ser avaliado com a maior nota que a DxOMark já deu em seu ranking.

Lista com o novo ranking de smartphones da DxOMark

A escala vai de 0 a 100 e o smartphone da Apple recebeu estupendos 94 pontos, deixando para trás (mas não muito) o iPhone 8 (92 pontos), e o famoso Google Pixel (90 pontos), que não é comercializado oficialmente no Brasil.



A conclusão da DxOMark sobre a câmera do iPhone 8 Plus diz o seguinte:

” No geral, o Apple iPhone 8 Plus é uma excelente escolha para as necessidades de quase todos os fotógrafos que usam smartphones. Possui excelente qualidade de imagem, zoom para aqueles que precisam se aproximar de seus assuntos e um modo retrato que é líder no setor pelos esforços para conseguir efeitos artísticos. Está no topo de nossa tabela de pontuação em quase todas as categorias – e, em particular, seu software avançado permite que faça um trabalho incrível ao capturar cenas com alto alcance dinâmico e imagens em que se possa reconhecer rostos.”

Parte do teste comparativo das resoluções de imagens entre smartphones da Apple

Ou seja, o que muitos comentaristas estão dizendo é que essa pontuação do iPhone 8 Plus no DxOMark tem mais a ver com seu software, com seu Modo Retrato e de Iluminação e com sua capacidade de eliminar ruídos e identificar cenas com baixo nível de iluminação, do que com seu hardware.

É preciso dizer também que o DxO ultimamente não tem apresentado avaliações dos smartphones da Samsung. Em sua pontuação é flagrante a falta dos modelos Galaxy S7 e Galaxy S8.



Isso me parece não ter nenhuma justificativa, mas um usuário do Fórum da Dpreview informou que a DXOMark revisou recentemente seu protocolo de testes e nem todos os smartphones já testados foram novamente analisados.

Isso explicaria portanto a causa de nenhum Galaxy S7 e Galaxy S8 aparecer na nova lista, embora o Galaxy S6 pareça ter sido testado novamente.

Tipo de gráfico produzido pelas análises da DxOMark. O teste não é brincadeira…

É preciso dizer também que a DxO é uma empresa Francesa, sediada em Boulogne-Billancourt, subúrbio de Paris. Talvez isso explique alguns comportamentos estranhos da empresa, como o fato de que ela se recusa a dar suporte aos arquivos RAW da Fujifilm em seu famoso software de tratamento de imagens, o DxO Optics Pro (que eu amo e detesto ao mesmo tempo…).

A DxO diz que é muito trabalhoso programar para o sensor X-Trans da Fujifilm, então preferem esquecer dos usuários que usam câmeras dessa marca. É uma coisa meio Européia, né? Parece até o Obelix falando…



Se você quiser ver o teste completo do do iPhone 8 ou iPhone 8 Plus no site da DxOMark (em inglês), clique nos respectivos links.

Se você quer saber mais sobre o ranking da DxO veja o artigo que publiquei aqui no blog um tempo atrás.

Agora é esperar pelo teste do iPhone X… É melhor que ele tenha uma nota maior para pelo menos justificar seu preço mais salgado!