Câmeras

Um vídeo sobre a montagem artesanal da câmera Leica M10

A Leica acabou de divulgar um vídeo muito interessante, que mostra todo o processo de fabricação da sua câmera M10. Seu diferencial é que o trabalho mostra exatamente uma das maiores particularidades de algumas linhas de câmeras digitais da Leica: sua montagem artesanal.

Pois é, a empresa alemã sempre se gabou de não produzir câmeras em massa, aliando o cuidado de seus funcionários com a alta tecnologia empregada em seus produtos. Esse processo de produção sempre se refletiu nos preços de suas câmeras, tornando-as equipamentos caríssimos e muito exclusivos.

Still do vídeo mostrando fabrica da Leica

O vídeo, dirigido por Richard Seymor, tem apenas 4:00 minutos e mostra uma oficina de montagem toda branca, que parece saída de um filme como 2001, de Stanley Kubrick. Basta ver o cuidado com que o vídeo é fotografado para entender como uma Leica se torna um objeto do desejo.

Meu maior interesse no vídeo foi o de poder ver uma Leica M10 por dentro, sendo montada. Ver as pessoas que manipulam tantas peças manualmente para construir essas câmeras também é imperdível.



E só para lembrar, a Leica M10 é uma câmera de foco manual com sensor fullframe de 24 Megapixels. Usa um sistema de focagem do tipo rangefinder bem tradicional, tem um visor óptico do tipo túnel, não grava vídeo e não tem nem mesmo uma entrada para conexão USB. Ela foi projetada para ser uma câmera fotográfica para fotógrafos “de verdade”, ponto! Veja mais na matéria que postei sobre a câmera aqui.

Nova Leica M10

Pode-se até achar que a abordagem de projeto da Leica M10 é antiquada ou equivocada, mas a câmera já se tornou mais um dos mitos da marca, mesmo custando cerca de $ 7.000 dólares só o corpo, sem lente…

Veja o vídeo, sonhar não custa nada…