Inspire-se

Fotografando a vida na cidade com a câmera Sony A9

Um dos segredos da chamada fotografia urbana ou “street photography” é o de se conseguir captar os personagens que habitam o cotidiano sem que eles percebam. Pois é, muitos fotógrafos tentam evitar ao máximo que as pessoas, ao descobrirem que estão sendo fotografadas, fiquem posando ou mudando muito de atitude.

Já vi fotógrafos utilizando teleobjetivas (método mais seguro), disfarçando a câmera (método mais engraçado) e simplesmente ficando na frente da multidão e não dando nenhuma bola para o que as pessoas acham dele (método mais abusado, típico de fotógrafos Brasileiros e Italianos!).

O fotógrafo Miguel Quiles em ação com a Sony A9

É por isso que, para promover a funcionalidade de “disparo silencioso” da nova câmera Mirrorless Fullframe Sony A9, o canal AdoramaTv publicou um vídeo onde o fotógrafo Miguel Quiles utiliza o equipamento em um pequena experiência de “Street Photography”.



Segundo Quiles ” A coisa realmente incrível sobre a Sony A9 é que ela tem um obturador silencioso, que eu chamo de modo ‘ninja’, porque ele me permite caminhar pela cidade tirando fotografias das pessoas sem que elas me ouçam. Tipicamente, quando você aperta o botão de disparo e tira uma foto ouve-se o som desse obturador e, automaticamente ficamos tentando descobrir quem acabou de tirar uma foto e onde está o fotógrafo. Um momento muito natural torna-se algo mais encenado, onde os sujeitos sabem que há um fotógrafo em algum lugar na área. De repente, sabe como  é .. como está meu cabelo? Como está o meu chapéu? Eu estou bem? Minha camisa está bem?”.

Câmera mirrorless fulframe Sony A9

E continua: “O que é fantástico sobre A Sony A9 é que eu posso ter disparos silenciosos de até 20 quadros por
segundo, então eu poderia andar pela cidade acompanhando as pessoas e fotografando seu caminho”.

Bom, acho que aí também já é demais, isso deve se configurar como assédio, mas esses fotógrafos são loucos…

Se você quiser saber um pouco mais sobre a nova câmera Sony A9, veja o artigo que publiquei há algum tempo atrás.

Esse vídeo da Adorama Tv tem apenas 5:00 minutos e não achei muito esclarecedor, mas pode ser interessante para que quer ver um pouco mais desse novo lançamento da Sony.

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.