CâmerasNotícias

Sony RX10 IV é uma câmera superzoom com foco automático aprimorado

Câmeras do tipo “bridge” com lentes “superzoom” são equipamentos versáteis que surgiram para resolver o problema do viajante que gosta de fotografar tanto de perto quanto de longe, sem precisar ficar carregando e trocando lentes intercambiáveis pelo caminho. São câmeras maiores que as compactas e tem um formato parecido com as DSLR tradicionais.

A Sony acabou de anunciar mais um lançamento em sua linha de câmeras “bridge”, a RX10 Mark IV. A câmera é mais uma na sua linha com sensor de 1″ polegada e zoom longo.

Vista frontal da nova Sony RX10 Mark IV

Graças a um processador Bionz X recém-desenvolvido (emprestado da impressionante Sony A9), a câmera pode disparar fotos em até 24 fps (quadros por segundo) com Auto Foco preciso. O buffer, memória rápida interna que armazena essas imagens rápidas antes de gravar no cartão SD, pode gravar até 249 imagens no formato JPEG e 112 em formato Raw, ou seja, vai ser difícil você perder algum cena.

Vista superior da nova Sony RX10 Mark IV com lente estendida

A Sony diz que a velocidade com a qual a câmera consegue focar algum objeto é de apenas 0,03 segundo e diz que é a mais rápida do mundo.

A nova câmera possui a mesma lente zoom equivalente a 24-600mm em 35 mm com estabilização de imagem óptica incorporada que equipava o modelo anterior, que pode reduzir imagens tremidas em até 4.5 “stops”, diz a Sony. Essa é a primeira câmera da linha RX10 a incluir a detecção de fase no sensor, contando com 315 pontos de AF que cobrem 65% do quadro (pouco mais de 80% em cada direção).



Outras características são a tela do tipo Touch, inclinável, com 1,44 milhões de pontos e “touchpad AF” (tocar para focalizar), bem como um visor eletrônico OLED com 2,36 milhões de pontos. Ela também captura vídeos em UHD 4K 24p/30p usando o autofoco de detecção de fase.

Exemplo de foto obtida com a Sony RX10 Mark IV em zoom equivalente a 600mm

 

Exemplo de foto obtida com a Sony RX10 Mark IV em zoom equivalente a 24mm

 

Toda essa maravilha tem um preço: algo em torno de $1700.00 dólares. Pois é, com esse valor você compra até uma câmera Fullframe “das boas” ou uma DSLR de alta performance, mas a Sony diz que existe mercado para seu produto então quem sou eu para dizer alguma coisa.



Um vídeo de 4:00 minutos no canal da B and H mostra um pouco das características da câmera e, pensando bem, se qualidade da imagem for boa como parece ela pode até mesmo interessar a alguns fotógrafos profissionais.

Eu, como sou fã da Nikon P900 e seu superzoom de 2000 mm, ainda vou esperar para ver…

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.