CâmerasNotícias

Kodak lança a nova câmera Instantânea Printomatic

Pois é, como já andamos comentando por aqui a marca Kodak anda voltando ao mercado e agora ela acaba de lançar uma nova câmera com impressão Instantânea, a Kodak Printomatic.

A câmera, do tipo apontar e disparar (point-and-shoot), é elegante e imprime fotos coloridas de alta qualidade diretamente em seu corpo, algo que a Kodak anda veiculando como sendo a “solução ideal para a capturar e compartilhar imagens vibrantes instantaneamente”.

Kodak Printomatic em acabamento amarelo e branco

 

A câmera foi projetada pela C+A Global, uma licenciada da marca Kodak, e usa a tecnologia Zink Zero Ink para imprimir cópias de 5cm × 7,5cm sem o uso de cartuchos de tinta, toner ou filme. As impressões são duráveis, resistentes à água e são auto adesivas.



A Kodak Printomatic é uma câmera digital e possui uma resolução máxima de 10 megapixels armazenando as imagens em um cartão microSD para serem transferidos para o PC. O equipamento é bem simples contendo uma bateria de lítio embutida que conta apenas com um indicador de bateria fraca que avisa quando é necessário recarregar. O flash incorporado é ligado automaticamente em baixa iluminação. Existe também um indicador do status da impressora embutida e apenas dois modos de impressão: cor vibrante e preto e branco. A Printomatic também é capaz de fotografar uma nova foto enquanto ainda imprime a anterior.

 

Exemplos de impressão em papel Zink

 

Disponível em cinza ou amarelo, a Kodak Printomatic estará disponível para venda no final de setembro por $70 dólares no mercado internacional. Na caixa vem um cabo USB, um guia de início rápido, um pacote com 10 folhas de papel fotográfico Zink e um cartão de memória. O papel Zink pode também ser comprado em pacotes com 20 a 50 folhas.

É interessante notar que a tecnologia Zink é na realidade uma forma de impressão em papel térmico e não uma tecnologia analógica como os filmes Polaroid ou os Instax da Fujifilm. Nos papéis Zinc a seleção de cores é conseguida através do controle do comprimento e da intensidade do pulso de calor produzido pelo mecanismo impressor. Pensando assim é impressionante que o sistema seja tão miniaturizado.

Pacote de papel Zink produzido pela Polaroid, compatível com a nova câmera da Kodak

 

Atualmente, além da Polaroid, a tecnologia Zinc é utilizada pela HP, que produz pequenas impressoras conectadas para uso com smartphones que já estão disponíveis no mercado nacional.

Dizem que a qualidade das impressões com papel Zink é muito boa mas até hoje eu só vi amostras dessa tecnologia impressas na câmeras Pogo, da Polaroid, então vamos ter que esperar a Kodak Printomatic estar à venda para saber se a pequena câmera vale mesmo a pena. Vamos aguardar!

Para conhecer a câmera Printomatic clique aqui e visite a página do produto na Kodak.