Inspire-se

Acompanhando uma viagem pelo mar em Timelapse

Nunca havia pensado em como a paisagem do mar aberto é rica em eventos e detalhes até ver um vídeo em Timelapse que acabou de ser postado por JeffHK em seu canal do Youtube.

O cineasta e Vlogger de Hong Kong é especializado em vídeos relacionados ao cotidiano marítimo e nesse trabalho ele embarca como marinheiro em um navio cargueiro para captar todo o seu trajeto pelo mar aberto.



O vídeo é muito interessante pois mostra aceleradamente a rotina dos portos automatizados carregando e descarregando containers, os navios que acompanham uns aos outros através de movimentadas rotas marítimas (eu pensei que as viagens fossem mais solitárias) e os formas espetaculares dos eventos meteorológicos, emoldurados pelas estrelas observadas sem nenhuma interferência da luz artificial ou poluição.

 

Segundo JeffHK foram capturadas mais de 80.000 fotos, combinadas para criar arquivos de projeto de vídeo com mais de 15 Terabytes. O equipamento utilizado foi uma Nikon D750 com uma lente fixa Rokinon 12mm f/2.8 localizada na ponte de comando do cargueiro.

A rota seguida se iniciou pelo Mar Vermelho passando pelo Golfo de Aden, pelo Oceano Índico, pelo porto de Colombo, pelo Estreito de Malaca, po Cingapura, atravessando o Mar do Sul da China para chegar em Hong Kong.



Apesar das lindas imagens o vídeo não é exatamente uma obra de arte, pois tem legendas incorporadas em inglês e um irritante logotipo do Canal de JeffHK flutuando por sobre a tela.

Como o trabalho é longo, tem cerca de 10 minutos, recomendo que seja visto naqueles momentos em que você precisa dar um tempo e pensar que navegar é preciso! O resto a gente vai levando…

 

 

Abaixo um roteiro dos locais visitados e a localizado em tempo dentro do vídeo:

0:32   Via Láctea
0:53   Estrela Sirius Star ou o planeta Júpiter, de acordo com alguns espectadores
1:17    Aproximação do Porto de Colombo
1:45   Operação de carga
2:08   Partida de Colombo com tempestade
2:29   Nascer do sol
3:13   Tempestade com relâmpago no estreito de Malacca e no Estreito de Singapura
3:29   Céu noturno bem claro mostrando a Via Láctea e uma tempestade de relâmpagos
4:01   Camera ficou encharcada com a chuva
5:09   Chegada a Cingapura
5:56   Partida de Cingapura
6:20   Céu noturno iluminado pela Lua
6:48   Outro nascer do sol
8:36   Barcos
8:54  Trânsito caótico
9:15   Chegada à Hong Kong