ExclusivoInspire-se

Foto da semana: Castelinho da Rua Apa

Uma voltinha pela cidade para acompanhar uma carona acabou resultando em uma surpresa e uma foto cheia de significados. Domingo à tarde fomos levar alguns parentes até o bairro de Santa Cecília em São Paulo e resolvi levar uma antiga Canon XTi que recuperei recentemente para fazer alguns testes.

Tenho essa mania de fotografar de dentro de automóveis (leia o artigo que escrevi sobre o assunto) e para tanto coloquei na câmera uma lente rápida do tipo fixa, a Canon EF 50mm f/1.8 STM. A Canon XTi (conhecida também como EOS 400D na Europa e Kiss X na Asia) é uma câmera com sensor de 10 Megapixels lançada em 2006.

 

Canon XTi antiga com a Lente Canon 50mm STM

 

A câmera que utilizei foi encontrada por acaso em um brechó. Ela não funcionava e estava muito suja, era dada como irrecuperável. Um dia farei um artigo sobre recuperação de câmeras antigas mas por enquanto posso dizer que, depois de muito trabalho (e oração!), ela atualmente está como nova.



Mesmo sendo uma câmera tão antiga, ao ser emparelhada com a última versão da famosa lente 50 mm da Canon, a XTi se mostrou muito precisa e rápida.

Durante o trajeto de ida tirei algumas fotos “meio que” como teste, mas na volta, ao passarmos pela Avenida São João por debaixo do Minhocão dei de cara com uma cena que não esperava: o velho “Castelinho da Rua Apa” reformado e ocupado!

Imagem em JPG gravada pela câmera sem tratamento

 

Eu havia lido alguma coisa sobre essa reforma, mas para mim aquela construção ainda deveria ser o velho “castelo assombrado” que conhecia desde a infância. Quando me deparei com a cena tive tempo apenas de tirar 5 fotos pois o carro estava em movimento. O parabrisa estava muito sujo com a poeira que voltou a reinar em São Paulo nesse fim de inverno e sinceramente não esperei muito daquelas imagens.

 

Imagem do Castelinho da Rua Apa finalizada em pós-produção

 

Ao retornar, descobri que algumas fotos ficaram boas e resolvi editá-las produzindo uma imagem final.

Achei que o resultado ficou bonito apesar da falta de condições técnicas, com poucas cores e pouco contraste. Resolvi publicar essa imagem por aqui por ela apresentar como novidade adultos e crianças circulando por aquelas sacadas onde antes só haviam fantasmas…

Pretendo continuar meus testes com a antiga Canon XTi mas enquanto isso, caso você tenha ficado interessado no assunto, conheça um pouco mais da história do “Castelinho da Rua Apa” na Wikipedia, clique aqui.