Tutoriais

4 dicas de iluminação para fotografia de moda

Muita gente tenta fotografar ou filmar para a área de moda sem realmente perceber que esse mercado tem muitas particularidades. Um erro muito comum é aquele que faz com que o fotógrafo comece a pensar que é mais importante e criativo que o cliente.

Para não correr esse risco que tal ver as dicas que o fotógrafo Kazu Okuda deu ao canal Aputure. No vídeo de 3:18 minutos Okuda mostra como e porquê iluminar corretamente sessões de fotos de moda.



Segundo o Petapixel.com, basicamente as dicas são as seguintes:

 

  • Use sempre uma luz principal frontal: Para a moda o importante é que você está vendendo um produto. Então deixe efeitos de iluminação lateral e ou traseira para fotógrafos cinematográficos, onde o drama pode ser mais importante. Certifique-se de definir uma luz frontal em primeiro lugar e ilumine o modelo corretamente antes de adicionar qualquer efeito artístico.

 

  • Use luzes para uma área ampliada: gestos e movimentos devem ser espontâneas nesse tipo de fotografia e os modelos não estarão necessariamente sempre em suas marcas. Reduza a abertura das lentes para dar uma profundidade de campo com foco que permita mais espaço para erros criados pelo movimento.

 

  • Entenda o espírito do trabalho: Pense sobre a emoção que você está tentando transmitir em sua filmagem ou sessão de fotos. Fotos “felizes” devem ter cores mais brilhantes e mais claras. Algo mais “grunge” deveria ter mais contraste mas não ser tão escuro que pareça triste.

 

  • Iluminando os olhos: Pense sobre uma luz que ressalte os olhos do seu modelo. Mais contraste e mais luzes significam formas de capturar o olhar do observador menos óbvias. Pense em levar um pequena refletor LED para a sessão de fotos pois você pode encaixa-lo sobre sua câmera criando brilho suficiente para criar o efeito.

 

Quem sabe esse vídeo não possa ajudar você a criar imagens de moda que chamem mais a atenção.

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.