celulares e smartphonesTutoriais

8 dicas para fotografar melhor com seu smartphone

Li um comentário no Youtube que dizia não haver desculpa para quem anda o tempo todo com um smartphone e não pratica fotografia tirando excelentes fotos! Meio radical, não?

Bem, o comentário foi feito na página de um vídeo publicado pelo Canal COOPH, que apresenta 8 dicas fundamentais para quem quer tirar melhores fotos com seu smartphone.

O vídeo é rápido e fácil de entender visualmente e realmente trata dos aspectos fundamentais que se aplicam à fotografia com qualquer tipo de equipamento fotográfico.

 

 

Para ajudar vou listar as dicas:

  • Composição: acione as grades de alinhamento no aplicativo da câmera para poder usar a famosa “regra dos terços”. Situe elementos da imagem nos cruzamentos das linhas de alinhamento. Use os espaços vazios para enquadrar o objeto da fotografia.

 

  • Simetria: fotografe em locais simétricos, linhas simétricas tem um efeito calmante.

 

  • Regra dos ímpares: números ímpares são visualmente atrativos, experimente posicionar objetos ímpares sobre superfícies para serem fotografados.

 

  • Enquadramento: procure por enquadramentos naturais que isolem seu objeto.

 

  • Crie profundidade: acione o Modo de Prioridade de Abertura, caso o aplicativo do seu celular permita, para criar desfoque de profundidade de campo.

 

  • Dirija seu modelo: fotografe a pose certa e faça uma contagem regressiva para disparar. Mostre os resultados para seus modelos assim eles podem saber como melhorar as poses.

 

  • Faça experiências em Modo Manual: mude a aparência das imagens experimentando com os controles da câmera, aclarando ou escurecendo as fotografias.

 

  • Edite as imagens e compartilhe: brinque com o contraste e o brilho para criar imagens diferenciadas e então compartilhe com o mundo.

 

Still do vídeo mostrando o smartphone Huawei P10

 

Preciso também comentar que o smartphone utilizado é um Huawei P10, um dos equipamentos com melhor câmera do mercado internacional. Para quem quiser conhecer melhor esse smartphone é só dar uma olhada em um post que fiz sobre o assunto algum tempo atrás.

E aí, vai tentar melhorar as fotos que você tira com seu smartphone?