Tutoriais

Dando movimento e vida para fotos no Photoshop

O Photoshop é uma caixinha de surpresas e poucos conhecem as ferramentas de animação do famoso software.

Já divulguei um tutorial sobre como extrair imagens estáticas de um vídeo usando o Photoshop mas agora o fotógrafo Peter McKinnon acabou de publicar um tutorial em vídeo sobre como criar o que o site Petapixel.com está chamando de fotografias com efeito Paralax 2.5.

Parece que eles se referem ao fato de que as imagens se transformam em pequenos clipes com uma simulação do famoso efeito “Ken Burns”.

Bom, de qualquer maneira o vídeo é bem fácil de entender, basta seguir os movimentos da tela no Photoshop.

 

via GIPHY

Algumas pessoas podem achar o processo meio trabalhoso mas para quem está acostumado com o Photoshop não é nada demais…

Resumindo o processo para quem não quer ver o vídeo, para criar o efeito é mais fácil usar uma imagem com primeiro plano e fundo muito bem definidos.

O primeiro passo é usar a ferramenta Caneta para selecionar o modelo ou objeto do primeiro plano copiando-o para uma nova camada. Mantendo a camada de fundo selecionada, use a Ferramenta de preenchimento (fill tool) para preencher o assunto com um preenchimento sensível ao conteúdo (content aware fill) . Você pode parar por aí ou então dar uma retocada nas bordas do objeto apagado usando a ferramenta de clonagem.

Aqui você já terá separado seu assunto do fundo em camadas diferentes. Copie essas camadas e coloque-as em um novo documento, converta-as em Objetos inteligentes e abra o painel Linha do Tempo (timeline) no menu Janela ->Linha do Tempo (Window-> Timeline).

Ao clicar no cronômetro ao lado da linha “Transformar” na camada do assunto principal você criará um “quadro-chave”. Arraste o indicador da linha de tempo até o final do vídeo e, no último quadro, diminua seu objeto principal (resize) para um tamanho menor voltando a centraliza-lo. Agora, quando você clicar em “Play” verá o objeto animar em tamanho ao longo da duração do clip.

Faça o mesmo com a camada de fundo, ampliando-a em vez de reduzir. Agora ao pressionar Play você você vai ver um efeito tipo zoom.

 

Still do vídeo mostrando tela de animação do Photoshop

 

Alguns chamam isso de Dolly Camera e eu até ja publiquei um artigo explicando como esse efeito foi criado no cinema.

Depois de todo esse trabalho vá para “Arquivo-> Exportar-> Aplicar Renderização em vídeo” para salvar um arquivo MP4 que pode ser editado ou publicado nas redes sociais.

Esse efeito é muito interessante para Fotógrafos de Casamento que podem usar suas fotografias mais elaboradas para criar clipes especiais dentro de suas filmagens.

Ah, e segundo Peter McKinnon você pode usar até mesmo fotografias antigas para criar o efeito, então vá dar uma olhada nos seus arquivos e comece a trabalhar. Boa sorte!

 

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.