Inspire-seNotícias

Fotografando com a câmera de segurança de um automóvel

Câmeras de segurança automotivas (Safety cam) estão se tornando cada vez mais comuns e estava demorando muito para algum fotógrafo aproveitar esse novo instrumento.

Pois é, a fotojornalista Barbara Davidson, vencedora do Prêmio Pulitzer, fez parte de um projeto com a fabricante sueca de automóveis Volvo para criar a primeira exposição de fotos captadas usando uma câmera de segurança desse tipo.

O automóvel utilizado foi um Volvo XC60 equipado com uma câmera inteligente que identifica outros carros, pessoas, ciclistas e até animais cruzando seu caminho.

 

Fotografia obtida com a câmera de segurança da Volvo. Observe as caixas numeradas inseridas pela câmera

 

As fotos mostram várias cenas da cidade de Londres com aquele aspecto “low-fi” (baixa qualidade) em preto e branco típico da Lomografia e da Fotografia Urbana. Alguns assuntos dentro das fotos foram delineados em caixas brilhantes com numeração inserida automaticamente pela câmera da Volvo, o que tira um pouco da aparência “retrô” das imagens.

Barbara Davidson estava por trás do volante em todas as fotos. É interessante notar que ela tem uma conexão pessoal com os automóveis da Volvo pois quando jovem sobreviveu a um acidente grave dentro de um dos carros da marca.

 

Vista da exposição de Barbara Davidson montada em Londres

 

Eu particularmente gostei da iniciativa pois sou “especializado” em tirar fotografias de dentro de um carro em movimento. Claro que em meus trabalhos não estou guiando e utilizo uma câmera convencional mas descobri nisso uma maneira de captar imagens que nunca perceberia se estivesse simplesmente passando pelo caminho. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre como isso é possível pode visitar meu artigo Fotografando em Movimento, ou ver o resultado de alguns trabalhos obtidos assim no meu Canal do Youtube.

 

Still do vídeo com a Fotojornalista Barbara Davidson

 

Bem, a exposição de XC60 Moments de Barbara Davidson abriu em Londres no dia 4 de julho e estará viajando pelo mundo até o fim de 2017. Para conhecer um pouco mais desse trabalho visite o site do projeto (em inglês).

E eu por mim vou renovar minha carteira de motorista e comprar um Volvo!

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.