Notícias

Mulher tirando selfie causa prejuízo em exposição de arte

Um prejuízo de cerca de $200.000 dólares foi causado em uma exposição de Arte Contemporânea por uma mulher fotografando uma selfie.

A mulher, cujo nome não foi divulgado, estava visitando uma experiência de arte colaborativa chamada The 14th Factory. A exposição foi organizada pelo artista britânico Simon Birch, sediado em Hong Kong. A exposição está sendo realizada em um antigo armazém, e muitas das obras de arte são pensadas de maneira fotogênica e projetadas para serem “sociais”.

 

Detalhe da instalação Hypercaine que sofreu o acidente com a Selfie

 

O acidente foi todo registrado pelas câmeras de vigilância e mostra a mulher agachada tentando posar ao lado de uma instalação intitulada “Hypercaine” (2016). A instalação consiste (ou melhor, consistia) em um conjunto de 60 pedestais exibindo algum tipo de coroa construída com vários tipos de materiais, o que inclui metais preciosos como o ouro e a prata.

Enquanto está se preparando para disparar a selfie a mulher perde o equilíbrio e cai para trás, derrubando um pedestal no canto da instalação. Esse pedestal acaba toca um outro, e começa então uma reação em cadeia de efeito dominó.

A artista Gloria Yuo contou ao site Hyperalergenic.com que “Três esculturas foram permanentemente danificadas e outras tantas foram danificadas em graus variados”. Ela também acrescentou que “O custo aproximado do dano é de US $ 200.000”.

Segundo o site Petapixel.com o valor dado a uma obra de arte pode ser bastante arbitrário mas é desnecessário dizer que este é um acidente caro e embaraçoso. A notícia insinua que a visitante atrapalhada deverá arcar com o prejuízo.

 

 

Eu particularmente processaria a exposição pois ela obviamente foi mal montada, colocando em risco os visitantes ao possibilitar que eles pudessem circular próximos à estruturas tão frágeis que pudessem cair com um simples empurrão. Outro problema é o de expor os visitantes a uma proximidade de objetos caros e que podem ser danificados com facilidade em acidentes cujo valor pode colocar as pessoas em risco financeiro pessoal.

Resumindo, é um mundo “sem noção”…

Tome muito cuidado da próxima vez que visitar uma exposição!

E se você quiser saber um pouco mais sobre como fazer uma “selfie” veja esse post que publiquei há algum tempo atrás.