CâmerasNotícias

Novo recall para câmeras Nikon D750

A Nikon D750 é uma câmera DSLR Full Frame que desde seu lançamento tem sofrido com reclamações dos usuários sobre problemas em seu funcionamento.

Agora parece que os problemas do obturador da Nikon D750 ainda não foram resolvidos apesar do ‘Recall” feito há 2 anos e que envolvia câmeras com alguns números de série produzidos entre outubro de 2014 e junho de 2015.

Um “Recall” é o termo utilizado quando uma empresa reconhece que seu produto vem com um defeito de fábrica e se dispõe a fazer uma troca ou um reparo. Agora, em uma nota publicada dia 12 de julho, a Nikon expandiu o recall inicial da D750 incluindo modelos da câmera produzidos entre julho de 2014 e setembro de 2014, além de julho de 2015 a setembro de 2016.

 

Módulo do obturador da Nikon D750

 

Em 2015 a Nikon afirmou que o problema, que poderia resultar no sombreamento do obturador sobre uma parte das fotografias obtidas pela câmera, foi limitado apenas às unidades produzidas entre outubro e novembro de 2014. O problema teria sido resolvido nas Nikon D750 produzidas daí para frente mas parece agora que isso não ocorreu. Aí em fevereiro de 2016 a Nikon expandiu o recall para incluir unidades da câmera produzidas entre dezembro de 2014 e junho de 2015.

Segundo o site DPreview.com isso significa que as unidades afetadas continuaram sendo fabricadas desde julho de 2014 até setembro do ano passado.

Se você quer conferir se a sua Nikon D750 faz parte desse eterno “recall” acesse a página que a empresa colocou no ar para conferir a situação do seu número de série.

 

Posição do número de série da Nikon D750

 

Eu particularmente acho essa mais uma das situações absurdas em que a Nikon se envolveu nos últimos anos, afinal a D750 é uma câmera cara, voltada para um público muito específico e no Brasil ela é utilizada por muitos profissionais. Esses usuários tem grande potencial de formação de opinião e acabam marcando a imagem da marca como sendo, no mínimo, desleixada em relação a seu controle de qualidade. E isso tudo acontece no aniversário de 100 anos da Nikon.

Um pouco depois do lançamento da D750 eu fiquei muito interessado e quase comprei a câmera, mas por causa dos rumores sobre seu problema de obturador e de um defeito similar ocorrido nas D600 (solucionado pela substituição do modelo pela D610) acabei desistindo e migrei para a linha Fujifilm X. Pelo visto não tenho do que me arrepender…

No Brasil não sei qual vai ser a política da empresa em relação ao recall da D750 mas no exterior a empresa tem respondido com a troca ou o conserto do equipamento, dependendo do que estabelece a legislação de cada país.

Mas não custa lembrar que alguns usuários dizem que nunca tiveram problemas com a câmera, então, boa sorte!