Tutoriais

Aprenda a iluminar fotografias com Stanley Kubrick

Muita gente acha que a fotografia e o cinema fazem parte de mundos muito diferentes mas alguns cineastas são famosos pelo uso que fazem das técnicas fotográficas. Esse é o caso de Stanley Kubrick, diretor de “Laranja Mecânica” e “2001, Uma Odisseia no Espaço”.

Para mostrar melhor como Kubrick explorava a luz em seus filmes o canal Entertain The Elk produziu um vídeo em que a técnica de iluminação única desse cineasta é comparada com o sistema de “iluminação de três pontos” utilizado nos filmes clássicos de Hollywood.

 

Uso da “Practical Lighting” em filme clássico de Stanley Kubrick

 

Além disso o vídeo mostra alguns dos famosos recursos cênicos do diretor como o “Kubrick Stare”, aquele olhar de doido que deixou o Jack Nicholson famoso em “O Iluminado”.

Em seus 5:00 minutos de duração o vídeo usa imagens de muitos filmes do diretor mostrando exatamente como o processo chamado de “Practical Lighting” funciona. Além de didático o vídeo é muito interessante tanto para fotógrafos quanto para quem gosta de cinema.

Divirtam-se!

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.