Inspire-se

Graciela Iturbide: uma fotógrafa mexicana

Sempre achei que conhecia o México muito bem pois sou fã das novelas desse país mas meu horóscopo me dizia que iria ter uma surpresa hoje e o YouTube foi o caminho para essa previsão se realizar.

Graciela Iturbide é uma fotógrafa mexicana bastante conhecida fora de nossas terras mas eu mesmo só a conhecia de nome. Então o canal The Art of Photography publicou um documentário de cerca de 16:00 minutos contendo uma entrevista com a fotógrafa que a princípio parecia bem convencional mas que se desenvolve num retrato dramático. A história de Graciela Iturbide é o exemplo de como alguns fotógrafos são forçados por seu ofício a se superar quando se dão conta de que aquilo que retratam é muito maior do que seus problemas pessoais.

 

Detalhe da foto Nuestra Señora de las Iguanas de Graciela Iturbide

 

Não vou dizer que invejo suas experiências até porquê tenho uma maneira meio Polyanna de ver o mundo, coisa que foi tema de minha última exposição, mas o vídeo com a entrevista de Graciela Iturbide é muito bom e merece ser divulgado. Certas passagens do vídeo como a história sobre a famosa fotografia da “Nuestra Señora de las Iguanas” são bem engraçadas.

 

Still do vídeo com Graciela Iturbide

 

Ah, dois detalhes:

  • algumas imagens entre os 6:00 e os 8:30 minutos são fortes, violentas mesmo, e devem ser vistas com cuidado por crianças e pessoas mais suscetíveis, como eu;
  • O vídeo está todo em espanhol, é fácil entender e vem com legendas incorporadas em inglês. As legendas automáticas em português funcionam bem mas se sobrepõem as legendas incorporadas o que causa certa confusão. Prefira tentar entender o espanhol falado pela fotógrafa.

PS: Se você não sabe quem foi Polyanna siga esse link e tenha certeza de que você é bem mais novo que eu…