Um novo filme no mercado: Rollei Vario Chrome

A imprensa internacional especializada em fotografia ficou toda animada com um novo lançamento que a alemã Maco Direct acabou de fazer: um filme do tipo slide, colorido e com ISO mediano de 320.

O filme Rollei Vario Chrome em formato 135 com 36 poses deve apresentar segundo o fabricante uma nitidez de imagem mediana em tons quentes o que seria ideal para fotografar dias nublados. O processo de revelação é o tradicional E-6 que é facilmente encontrado em qualquer laboratório fotográfico remanescente da “Grande Extinção” sofrida pela fotografia analógica nesse início de século XXI!

 

Filme Rollei Vario Chrome com especificações técnicas

 

Segundo a Dpreview o novo filme “traz para quatro a contagem de lançamentos de novos filmes, tanto reformulados quanto ressuscitados, que estarão disponíveis este ano. Os outros lançamentos são: Kodak Ektachrome, Ferrania P30 BW e uma reformulação do filme LomoChrome Purple 400. Isso sem mencionar ainda que a Lomography também anunciou três novas câmeras descartáveis (uso único) e o fabricante alemão ADOX anunciou que duplicará o tamanho da sua fábrica de filmes. Tudo isso significa mais opções para os apaixonados pela fotografia analógica.”

 

Exemplo de imagem obtida com o Rollei Vario Chrome e câmera configurada para ISO 200

 

Eu descobri por fontes seguras  que o novo filme Rollei Vario Chrome na realidade é um estoque de filme para cinema que a Maco Direct comprou e reembalou para oferecer como filme reversível (negativo para positivo, o famoso slide). É por isso que o filme está sendo lançado como edição limitada.

A empresa escolheu esse caminho pois os fornecedores que tem sido procurados para produzir um filme desse tipo não puderam ou quiseram oferecer o produto. É de se esperar portanto que o filme Rollei Vario Chrome dure até o estoque de filme original acabar a não ser que a Maco Direct resolva o problema de produção de um filme novo.

Para quem não está vendo sentido nenhum nesse “revival” do filme químico indico a leitura de alguns dos artigos que escrevi aqui no Blog sobre essa mania retrô:

Com essas leituras já dá para perceber que o filme tradicional ainda vai existir por um longo tempo. Pena que em nosso país, com essa crise, esse tipo de fotografia sofra muito pela pequena demanda e custos altos. Do nosso ponto de vista isso é coisa para Europeu mesmo…

Ah, já ia me esquecendo, acompanhe também as páginas do Instagram e do Facebook da Maco Direct para acompanhar a situação dos novos lançamentos.