CâmerasNotícias

Tamron 18-400mm: uma lente para todas as ocasiões

Você já deve ter se deparado com fotógrafos profissionais carregando toneladas de lentes para suas câmeras fotográficas em casamentos, eventos e coberturas jornalísticas. Muitos deles sonhavam como uma lente que pudesse cobrir todos os aspectos da composição fotográfica, desde a lente grande angular até a chamada “ultra-telefoto”, lentes que aproximam muito qualquer cena.

Para resolver esse problema a Tamron, fabricante japonesa de lentes intercambiáveis, acaba de anunciar o lançamento de uma lente zoom do tipo “tudo em um” que vai de 18mm até 400mm.

Nova lente ultra-zoom Tamron 18-400mm F3.5-6.3 Di II VC HLD

A lente Tamron 18-400mm F3.5-6.3 Di II VC HLD foi projetada para câmeras DSLR com sensores APS-C (conhecidos no Brasil como sensores cropados) da Nikon e da Canon. Isso faz com que sua equivalência para 35mm (Fullframe) seja a de uma lente zoom 29-640mm em câmeras Canon e uma lente 27-600mm em equipamentos da Nikon.

De acordo com a empresa a lente apresenta um sistema de redução de vibração que compensa até 2,5 pontos (stops) e um motor de foco do tipo HDL que promete uma focagem precisa e silenciosa. O motor HLD também proporciona pequenas dimensões para a lente sendo que ela tem 124mm de comprimento e 79mm de diâmetro.

A lente também possui íris com 7 lâminas de abertura circular, foca a uma distância mínima de 0,45m e é resistente à água. A versão da lente para câmeras Nikon apresenta também um sistema de diafragma eletromagnético.

Ainda segundo a Tamron a 18-400mm F3.5-6.3 Di II VC HLD é a primeira lente do mundo para câmeras DSLR com sensor APS-C que cobre uma faixa de comprimento focal tão alta, apresentando uma ampliação de 22.2x. Assim é mais fácil comparar o comportamento dessa lente com as câmeras do tipo “bridge” que apresentam super zoom, caso da Nikon P900. Veja os exemplos de ampliação da lente abaixo:

Zoom em 18mm
Zoom em 50mm
Zoom em 100mm
Zoom em 200mm
Zoom em 400mm

 

Apesar da Tamron prometer que essa nova lente tem uma alta qualidade de imagem é preciso esperar as primeiras análises para saber como ela deverá se comportar. Normalmente as lentes do tipo zoom não se comparam em nitidez às melhores lentes fixas, as chamadas lentes “prime”, mas isso não significa que ela não possa surpreender, afinal a Fujifilm produz algumas lentes zoom excelentes que deixam algumas objetivas fixas no chinelo.

Fiquei um pouco decepcionado com a redução de vibração de apenas 2.5 pontos (f/stops) pois a maioria das lentes modernas apresenta redução de 4.5 pontos ou até um pouco mais. Mas pelo preço dessa lente e o nicho de mercado a que ela se destina o “pacote” já deve estar muito bom…

A lente Tamron 18-400mm F3.5-6.3 Di II VC HLD estará disponível para venda no final de Julho pelo preço de $649.00 dólares.

Vamos esperar para ver quanto vai custar por aqui. Aguardem!