Câmeras

Conheça a Light L16, uma câmera compacta revolucionária

Você acreditaria que uma câmera compacta com 16 lentes em um único corpo poderia existir? Você acreditaria que ela poderia ter uma qualidade de imagem tão boa quanto uma câmera profissional? Pois é, quando tive notícias de uma coisa assim ainda em 2015 duvidei do projeto achando que era apenas mais uma daquelas “sandices” que aprarecem todo o dia no mercado fotográfico. O que esqueci é que é dessas “sandices” que surgem as grandes mudanças de mercado.

O site Petapixel acaba de publicar algumas fotos da produção final da câmera Light L16 e já podemos saber qual foi o design final escolhido.

Versão de produção da câmera Light L16

 

A câmera pesa apenas 435 gramas e conta com um conjunto de 16 lentes diferentes acopladas a 16 sensores de 13 Megapixels o que gera imagens combinadas de 52 Megapixels, ou seja, você pode dar zoom e cortar a imagem do jeito que quiser e ainda terá uma fotografia com tamanho razoável para impressão e ampliação.

Os 16 módulos individuais de imagem contam com 5 lentes  de 28mm com abertura f/2.0, 5 lentes de 70mm com abertura f/2.0 e 6 lentes de 150mm com abertura de f/2.4 que combinadas pelo software da câmera poderiam gerar efeitos de desfoque (bokeh) que rivalizam com as lentes mais sofisticadas do mercado.

 

Imagem obtida com a Light L16

 

Os aquivos podem ser salvos em JPG, TIFF e DNG (o RAW da Adobe) e a sensibilidade ISO vai até 3200, o que não parece muito mas o fabricante promete uma alta qualidade em imagens com baixa luminosidade dado o uso combinado de tantos sensores.

Ainda não existem vídeos da câmera e confesso que fiquei na dúvida se ela vai funcionar como um smartphone ou ter algum tipo de conectividade pois o projeto vai usar o sistema Android como sistema operacional.

 

Exemplo de ampliação possível na imagem de 52 megapixels da Light L16

 

De qualquer maneira a câmera já tem data para ser lançada. Segundo o site Theverge, A Light L16 será vendida por US $ 1.699 e começará a ser enviada no dia 14 de julho para aqueles que já fizeram pré-encomendas pelo site da Light.co. Ainda segundo essas informações a empresa atualmente não está mais aceitando pedidos antes do lançamento mas espera-se que as vendas abertas comecem após o primeiro lote de câmeras serem entregues.

 

Vista posterior da LIght L16

 

Por enquanto, para conhecer mais sobre a câmera, visite o site da Light.co.

Em breve ela deverá estar no mercado e quando aparecerem as primeiras análises eu divulgo por aqui.

Veja também essa animação que explica como o sistema de lentes da Light L16 funciona.

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.