Tutoriais

Transformando imagens coloridas para Preto e Branco no Lightroom

Você já teve vontade de ver como suas fotos digitais ficariam em Preto e Branco? Existem muitas formas de fazer isso. A mais simples de todas é fotografar com o efeito de fotografia monocromática em sua própria câmera ou smartphone.

A mais “profissional” é levar suas imagens para um software como o Adobe Lightroom e transformar fotografias originalmente coloridas em Preto e Branco.

Para ajudar a conseguir imagens em P&B de qualidade o canal PHLearn publicou um vídeo tutorial de 12:00 minutos de duração dando dicas de como conseguir aquela imagem monocromática perfeita sem muita dificuldade.

Segundo o canal, que usa como exemplo uma imagem de um modelo em situação esportiva, “A principal razão para converter esta imagem em Preto e Branco é criar uma sensação mais “arrojada” na fotografia”.

 

Still do vídeo

 

O site Dpreview.com também divulgou o vídeo e disse ser interessante notar que o narrador do tutorial mostra que não há problema em exagerar mais nos controles do aplicativo do que seria necessário fazer em imagens coloridas. Além disso o site nota também que o vídeo dá algumas dicas importantes sobre como utilizar os controles de cor para conseguir imagens em Preto e Branco de melhor tonalidade.

Eu particularmente prefiro utilizar algum plug-in de transformação de cor como descrevi em artigo anterior sobre fotografia p&B mas é muito interessante conhecer o método que o canal PHLearn apresenta. O vídeo é bem didático e basta acompanhar as imagens das telas para entender o processo de transformação da imagem.

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.