Notícias

Apple lança novo Photos App com recursos avançados para edição de imagens

Ao mesmo tempo que lançava a atualizaçao de seu sistema operacional a Apple, famosa pelo iPhone, adicionava novos recursos ao aplicativo Photos, o editor de imagens nativo que vem instalado em todo Mac.

Segundo o site Petapixel o Photos App nunca “pegou” realmente sendo que a falta de recursos comparáveis ao seu antecessor, o Apple Aperture, fez com que os usuários desistissem de esperar por uma solução para tratamento de imagem vinda da empresa.

Parece que agora, com o lançamento do chamado MacOS High Sierra, a Apple está finalmente dando ao aplicativo de fotos uma cara “pro-level” de edição de imagem.

Novas ferramentas como definição, cor seletiva, redução de ruído e nitidez do Photos App – Fonte: Petapixel

 

Além de uma barra lateral do tipo persistente (recurso existente no antigo iPhoto) e algumas ferramentas de organização de fotos fáceis de usar (um novo contador de seleção, interface de arrastar e soltar, rotação de lotes e favoritos, etc.), a Apple adicionou algumas “ferramentas avançadas de edição” que faziam falta no Photos App, tais como Níveis, Curvas, Definição, Nitidez, Ruído e ferramentas seletivas de ajuste de cor.

 

Ferramenta de edição externa de imagens do Photo App – Fonte: Petapixel

 

Outra adição interessante para fotógrafos avançados é que agora é possível abrir uma imagem em uma aplicação de edição de fotos de terceiros, como o Photoshop, o Pixelmator, o DxO Optics Pro diretamente de dentro do Photos, e todas as edições que você fizer nesses aplicativos serão automaticamente salvas na biblioteca do aplicativo.

Essas novas funções não são ainda capazes de fazer com que o aplicativo concorra com outros de categoria profissional mas é um alento para quem sente saudades do Aperture, antigo editor profissional de fotos da Apple, ou até mesmo do extinto iPhoto, voltado para amadores.

Para conhecer melhor o aplicativo clique aqui para ir para a página do Photos no site da Apple.