celulares e smartphones

Testando a câmera do smartphone LG G6

Um dos primeiros testes sobre a câmera do smartphone LG G6 acaba de sair e suas conclusões são muito interessantes. Parece que a câmera é ideal para quem gosta de fotografar com uma lente “super” grande angular, daquelas em que toda a família ou a paisagem cabem na foto. A má notícia é a de que em sensibilidades ISO baixas as imagens deixam a desejar.



O G6 é o novo smartphone “topo de linha” da LG e veio para competir com o Iphone 7 e com o Galaxy S8 como noticiei na época de seu lançamento.

Câmera dupla traseira do LG G6

 

Agora o Site Dpreview.com, famoso por suas análises de câmeras fotográficas, acaba de divulgar seus testes com o LG G6. Que tal dar uma olhadinha em suas conclusões?



Os Prós:

  • A câmera dupla (Dual-Cam) oferece uma grande flexibilidade em termos de enquadramento;
  • Boa captura de detalhe e nitidez em toda a imagem mesmo com lentes mais longas;
  • Boa sensibilidade dinâmica e modo HDR eficiente;
  • Modo manual completo tanto para fotos quanto para vídeos;
  • Controle sobre os níveis de áudio e taxas de bits em gravação de vídeo;
  • Boa estabilização de vídeo e “panning” suave (quando filmamos movendo a câmera pela paisagem);
  • Imagens panorâmicas com boa junção entre os quadros individuais;
  • Corpo a prova d’água e poeira;
  • O formato incomum da tela oferece mais espaço de exibição;
  • Operação geral do smartphone tem respostas rápidas.



Os contras:

  • Excesso de nitidez e ruído de luminância em ISO baixo;
  • Imagens muito suaves e menos detalhes quando usada a super grande angular;
  • Presença de olhos vermelhos nas imagens obtidas com flash;
  • Não há fusão de imagens quando usada a ampliação;
  • Não tem função “bokeh falso” (desfoque de fundo como o modo retrato do iPhone);
  • Somente grava vídeos em câmera lenta em 720p/120fps e não em Full HD;
  • O aplicativo de galeria de fotos somente tem as opções básicas de edição de imagem.

Ainda segundo o site o LG G6 é um grande passo à frente de seu antecessor por vários motivos. Como exemplo cita sua tela que é grande e ótima para trabalhar além do corpo do smartphone que agora é a prova d’água e poeira tornando-o mais adequado para fotografar em condições adversas.

No entanto a grande decepção do telefone é o processamento feito em imagens obtidas com muita luz onde é aplicado muita nitidez produzindo uma grande quantidade de ruído de luminância (pontos coloridos na imagem). No entanto o processamento pode ser modificado quando se fotografa em RAW e em ISOs mais elevados. Nesse caso a imagem resultante parece comparativamente muito melhor.



Tirando isso os analistas dizem que o smartphone LG G6 oferece um dos conjuntos de recursos mais interessantes para fotógrafos mais sérios. Não há modos do tipo “retrato” como no iPhone 7 Plus mas a câmera super grande angular secundária oferece uma grande flexibilidade em termos de enquadramento apenas com o pressionar de um botão e sem a necessidade de uso de lentes acessórias. Além disso a LG oferece um conjunto quase inigualável de controles e ajustes manuais para seu G6 tanto em modo fotográfico quanto em modo de vídeo, tornando-se uma boa opção para quem não pretende fotografar apenas com os modos automáticos da câmara. Considerando-se isso tudo é bom lembrar que todas as funções e configurações oferecidas são acessadas por um aplicativo de câmera bem estruturado e intuitivo de usar.

 

Comparativo entre imagens do iPhone 7 Plus e do LG G6 feito por Dom Esposito

 

Do meu ponto de vista parece que a LG resolveu fazer uma câmera mais voltada para o consumidor avançado que gosta de tirar fotos em condições ruins de iluminação (fotos noturnas ou de baladas) ou o que chamamos de Fotografia Urbana (Street Photography) pois tirar uma foto com baixo ISO em condições normais de iluminação, caso da fotografia de paisagens, parece não ser seu forte.

De qualquer maneira a Dpreview.com dá uma pontuação de 85% quanto a qualidade da câmera do LG G6 e apresenta uma galeria de fotos obtidas com o smartphone para que você mesmo decida.



Para ajudar um pouco Dom Esposito publicou em seu canal do Youtube um comparativo muito interessante entre as câmeras do LG G6 e o iPhone 7 Plus. Dá para conhecer mais algumas das funções dos smartphones além de podermos ver lado a lado as imagens obtidas. Não se esqueça de colocar o video em 4K através do ícone da engrenagem da tela do Youtube caso a sua internet e seu computador ou smartphone deem conta dessa resolução, assim você pode ver as imagens em toda a sua “glória”.

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.